Os autocarros a hidrogénio estão a começar a provar a sua mais-valia e a empresa portuguesa CaetanoBus uniu-se agora aos turcos da Temsa para desenvolve um novo modelo que deverá chegar ao mercado em 2024.
A CaetanoBus tem vários autocarros a hidrogénio, com tecnologia de célula de combustível Toyota, a circular na Europa, em especial em circuitos citadinos. A ligação à Temsa irá permitir recolher a experiência de um construtor de veículos de longa distância e turismo, que produz mais de 130 mil unidades e exporta cerca de 15 mil veículos para quase 70 países em todo o mundo.
Principal fornecedor europeu de autocarros a hidrogénio no primeiro semestre de 2023, a CaetanoBus prepara-se assim para solidificar a liderança no segmento dos autocarros emissões zero com capacidade para trajetos urbanos ou longos.
Novo autocarro a hidrogénio CaetanoBus e Temsa
Em comunicado, as empresas referem que o novo autocarro elétrico a hidrogénio da CaetanoBus e Temsa irá apresentar características únicas em termos de utilização, conforto, autonomia e flexibilidade.
A colaboração entre a CaetanoBus e a Temsa levou ao desenvolvimento de um autocarro elétrico que funcionará com hidrogénio reabastecido a 350 ou 700 bares (Sistema Duplo de H2), oferecendo uma flexibilidade única ao operador para reabastecer o veículo em qualquer estação de abastecimento de hidrogénio disponível na rota, sem qualquer constrangimento.
A CaetanoBus salienta que a autonomia será um ponto forte com abastecimento de até 1000 km, que pode variar dependendo da operação e das condições meteorológicas.
O primeiro autocarro a ser lançado em 2024 será de 2 eixos, baseado na versão elétrica do Temsa HD12, para acelerar o tempo de entrada no mercado em pré-série em 2024 e produção em série a partir de 2025, mas o autocarro de 3 eixos também faz parte dos planos imediatamente a seguir.