O Botafogo-PB se manifestou oficialmente criticando a ação de policiais militares contra torcedores botafoguenses, no último sábado (15), no Almeidão, após a partida contra a Aparecidense, pela Série C do Brasileiro. Após o pronunciamento do clube, a Polícia Militar também se manifestou e afirmou que “vai instaurar uma sindiância para apurar o fato em toda a sua extensão”.
Na nota oficial, divulgada pelo Botafogo-PB em suas redes sociais, o clube classificou a ação dos policiais como “desnecessária, truculenta e desproporcional”. Junto à manifestação, também estão agregados três vídeos denunciando a forma de agir dos policiais que estavam em serviço no Almeidão. Durante o conflito, torcedores passaram mal e precisaram ser atendidos pelos serviços de urgência presentes no estádio.
Após a manifestação do Botafogo-PB, a Polícia Militar da Paraíba, por meio do Comando de Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), também divulgou uma nota oficial. No posicionamento, a entidade informou que abrirá uma sindicância para apurar os fatos e que, caso seja confirmado o uso indevido da força policial, medidas cabíveis serão tomadas.
Torcidas organizadas também protestam contra a PM
A torcida organizada Setor 31, que frequenta a Arquibancada Sombra do Almeidão e foi a mais atingida pela ação da polícia, divulgou uma nota em suas redes sociais. No relato, o grupo repudiou a atitude do destacamento policial e questionou qual foi a infração cometida pelos torcedores.
— É crime comemorar? É crime festejar uma vitória de seu time? Não dá para entender tamanha desproporcionalidade de comportamento daqueles que deveriam garantir nossa segurança — diz um trecho da nota da Setor 31.
A Torcida Jovem do Botafogo-PB (TJB) também se manifestou por meio de uma rede social e declarou solidariedade à Setor 31. Na nota, é relatado pelo grupo que a PM-PB apresenta despreparo para esse tipo de situação, além de questionado o porquê da ação contra a torcida.
— Não é de hoje que a PM da Paraíba se mostra despreparada para lidar com grandes aglomerações e o que vimos ontem é mais do mesmo. Assim como na Sombra, ontem também presenciamos ações truculentas da Polícia Militar no nosso setor. Vimos membros de nossa torcida sendo retirados da arquibancada de forma arbitrária, sendo agredidos e revistados por serem considerados “suspeitos”. Mas suspeitos pelo quê? — relata a nota da TJB.
ClickPB