Quando Billie Eilish subiu ao palco do último Festival Lollapalooza realizado em Chicago no início de agosto a artista contou com energia solar fornecida por um sistemas de baterias.
A norte-americana Billie Eilish contou com o apoio da Reverb uma organização ambiental não governamental que apoia artistas e festivais de música a tornarem-se mais sustentáveis.
Em conjunto com esta ONG, Billie é co-fundadora do Music Decarbonistaion Project, que eleva a bandeira da sustentabilidade e energias renováveis, em particular na tournée mundial “Happier than ever”.
O palco no Grant Park em Chicago contou com um sistema de baterias com energia fornecida pela Overdrive Energy Solutions que assegurou a fonte: uma quinta solar.
A ideia da Reverb é demonstrar que existem soluções para assegurar (ainda que de forma parcial) espetáculos de música com energia de fonte renovável.
Billie Eilish além de cantora é também uma ativista ambiental com participações no Global Citizen, Earthshot Prize e Overheated. Os seus espetáculos contam com Eco Villas, onde os fãs são aconselhados a comprar garrafas de “refill” e roupa com algodão sustentável, entre outros acessórios com preocupações ambientais.
Alguns dados das ações levadas a cabo pela Reverb em espetáculos de Billie Eilish em 2022:
- Mais de 113.500 ações com fãs em concerto para promoção de causas sociais e ambientais
- Mais de 117.000 garrafas de plástico de uso único eliminadas
- Mais de 990 mil dólares angariados para ONG, justiça ambiental e projetos climáticos
- 33,3 milhões de litros de água poupada servindo refeições vegetarianas a artistas e equipa na tournée
- Mais de 15 milhões de toneladas de CO2 equivalente neutralizadas através de projetos ambientais certificados