O inverno chegou oficialmente e há que aceitar que as temperaturas mais baixas vão ser uma realidade nos próximos meses. Apesar das baterias dos veículos elétricos estarem preparadas para suportar temperaturas muito baixas, há formas de otimizar o processo de carregamento e garantir que não gasta mais energia dos dias mais frios.
Normalmente, as baterias dos veículos elétricas funcionam até temperaturas de cerca de -40 ºC, suportando melhor o frio do que um automóvel a diesel, por exemplo, que tem um limite de -25 ºC. Ainda assim, o frio interfere com a bateria, não só durante o carregamento e durante a condução, como até quando o veículo elétrico está parado.
No final, o que acontece é que há mais perda de energia quando o veículo está parado, o carregamento elétrico torna-se mais lento e a autonomia de forma geral desce.
A pensar nos utilizadores de veículos elétricos, a Juice Technology, empresa de conceção e comercialização de soluções de carregamento para automóveis elétricos, fez uma lista de formas de se otimizar a bateria do veículo durante o inverno.
7 formas de otimizar a bateria do veículo elétrico no inverno
1. Carregar o veículo ainda com a bateria quente
Quanto mais fria estiver a bateria, mais lento será o carregamento. Uma forma de contrariar isto é pôr o veículo elétrico a carregar assim que se chega a casa, enquanto o carro ainda está quente. Com a bateria quente, há maior absorção de eletricidade, logo o carregamento demora menos tempo.
2. Carregar durante a noite
Tendo a opção de deixar o veículo a carregar numa zona fechada, como numa garagem, fazê-lo durante a noite será uma boa escolha. Isto porque assim a bateria mantém-se a uma boa temperatura.
3. Antes de sair, tirar partido da energia da estação de carregamento´
Se possível, pré-aquece o veículo enquanto ainda está ligado à estação de carga, já que isto faz com que a energia usada venha diretamente da rede e não da bateria.
4. Antes de uma viagem, planear a hora de partida e do carregamento
Quando se sai com o carro assim que acaba de carregar, a bateria já está quente e não é usada energia adicional para que atinja a temperatura certa.
5. Planear bem a rota, com paragens para carregamentos
Quem tem veículos elétricos, bem sabe a importância de fazer uma correta gestão da bateria e dos pontos para carregamento. Não te esqueças de planear com atenção as paragens para carregamentos para evitar surpresas desagradáveis durante a viagem.
6. Usar o aquecimento dos bancos e não o central
É normal que no inverno seja necessário aquecer o habitáculo do veículo. A questão é que o sistema de aquecimento central usa a energia da bateria. Uma boa alternativa é usar o aquecimento dos bancos, especialmente se só for o condutor no carro.
7. Se houver a função, pré-aquecer a bateria antes de carregar
Alguns veículos elétricos, como o Tesla, o Porsche Taycan e Daimler (com a série EQ), permitem que as baterias sejam pré-aquecidas antes do carregamento, fazendo com que ele seja mais rápido.