Hoje em dia, é impossível viver-se sem tecnologia. Quer seja para lazer ou trabalho, os gadgets são essenciais. Mas com uma preocupação crescente com o ambiente, é também essencial perceber como é que podemos usar as tecnologias de forma sustentável.
A Swappie, uma empresa de compra e venda de smartphones iPhone recondicionados, tem procurado impulsionar a utilização sustentável da tecnologia. Como tal, partilhou cinco dicas que ajudem os consumidores a utilizar a tecnologia de forma ambientalmente responsável.
5 formas de utilizares a tecnologia de forma sustentável
1. Usa os teus aparelhos ao máximo
Atualmente, a grande maioria dos telefones tem várias funcionalidades, como câmara fotográfica, música, e-mail e até acesso à televisão. Se usares tudo, acabas por não ter necessidade de ter vários equipamentos diferentes, além de garantires o retorno do teu investimento.
2. Procura prolongar a vida útil do dispositivo e faz a correta reciclagem
Procura estimar os aparelhos para prolongar a sua vida útil usando capas e películas protetoras, por exemplo. Ainda assim, e com todos os cuidados, às vezes, os equipamentos acabam por dar problemas mais cedo do que o desejado. Se já estiverem fora de garantia, o passo seguinte é fazer o seu correto descarte. Entrega-o num sítio que depois faça o seu reencaminhamento para reciclagem para evitar que acabe no ecossistema, contaminando o solo e a água.
3. Tenta primeiro reparar antes de comprar um novo
Bem sabemos que pode não ser fácil resistir à tentação de ter os novos gadgets, especialmente se o nosso aparelho se avaria. No entanto, procura reparar antes de substituir para evitar o desperdício eletrónico. Outra opção, é optar por um equipamento recondicionado.
4. Minimiza o consumo de energia dos aparelhos
Sabias que podes fazer pequenas alterações ao longo do teu dia para tentar poupar o consumo de energia do teu equipamento? Experimenta desligar o gadget quando não vai estar em uso por muito tempo e procura os que têm melhor classificação energética.
5. Preserva a bateria
As baterias têm uma vida útil de determinado número de ciclos e é normal que vão perdendo capacidade ao longo do tempo. De acordo com a Swappie, é recomendado manter a carga acima dos 50%, mas evitar que o aparelho carregue completamente até aos 100%.