A médica Roberta Lacerda, do grupo negacionista Médicos Pela Vida, teve sua conta removida da rede social Twitter nesta quarta-feira (2). Lacerda disseminava conteúdo antivacina na plataforma.
“Perfil de uma das maiores divulgadoras de fake news sobre vacina acaba de ser suspenso”, anunciou o Sleeping Giants Brasil em tom de celebração. O perfil mobilizou uma campanha de cobrança ao Twitter pela remoção de figuras que disseminam desinformação sobre vacinas na rede.
Lacerda é criadora do site “Covidflix”, em que compartilha uma série de vídeos negacionistas que questionam a eficácia das vacinas contra a Covid-19 e ainda defendem a utilização do chamado “tratamento precoce” com hidroxicloroquina e outras drogas ineficazes diante do Sars-Cov-2.
Uma publicação recente da médica gerou grande indignação nas redes. Ela disse que o “Conselho Mundial de Saúde” pediu o fim de “vacinas experimentais”. Esse “conselho” é composto justamente por médicos negacionistas com o objetivo de atacar a imunização. A vacina contra a Covid-19 não é “experimental”.
O médico negacionista Francisco Cardoso, apoiador do presidente Jair Bolsonaro, também foi banido da rede social.
A plataforma foi alvo de muitas críticas no início do mês pela falta de rigidez para lidar com fake news que circulam no Brasil. Desde então, o Twitter parece ter intensificado a atuação contra esse tipo de conteúdo e chegou a liberar um recurso de denúncias de fake news no Brasil.
Como denunciar conteúdo antivacina
Para os usuários que queiram denunciar os conteúdos negacionistas e antivacina de personalidades e perfis ultrarreacionários, basta usar a tela em que aparece a própria publicação. No celular, no canto superior direito, alinhado ao nome do dono do perfil, aparece uma seta. Clicando nela, a última opção que surge, no pé da tela, é denunciar.
Quem usa computador fará o mesmo caminho. No entanto, o primeiro local que deve ser acessado são os três pontinhos que aparecem no canto superior direito, que ficam no local onde aparece a pequena seta no celular. Na sequência, basta clicar em “Denunciar Tweet”.
Confira as orientações detalhadas aqui.