Batman Begins (2005)/Divulgação
Tom Wilkinson, ator britânico com papéis em Batman Begins, O Grande Hotel Budapeste, Missão: Impossível, Ou Tudo Ou Nada e muitas outras obras, morreu aos 75 anos. A causa da morte não foi divulgada.
A informação foi comunicada pelo agente do ator, que afirmou: “É com grande pesar que a família de Tom Wilkinson anuncia que ele morreu repentinamente, em casa, em 30 de dezembro. Sua esposa e família estavam com ele. A família pede por privacidade neste momento.”
Nascido em Leeds, no norte da Inglaterra, em 1948, Tom Wilkinson teve presença recorrente no cinema e na TV. Alguns de seus papéis incluem o mafioso Carmine Falcone em Batman Begins, de Christopher Nolan, além de participações em Missão: Impossível – Protocolo Fantasma (2011), Shakespeare Apaixonado (1998), Selma: Uma Luta pela Igualdade (2014), entre muitos outros. Ele ainda deu as caras nos games, tendo interpretado o vilão Pendrew no jogo de porradaria Sleeping Dogs (2013).
O ator chegou a ser indicado duas vezes ao Oscar: em 2002, na categoria de Melhor Ator, por Entre Quatro Paredes; e outra em 2008, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, por Michael Clayton. Na TV, se consagrou com um Emmy por interpretar Benjamin Franklin na minissérie John Adams, da HBO, além de três outras indicações.
O último trabalho de Tom Wilkinson foi na minissérie Ou Tudo Ou Nada de Novo, do Disney+, que continua os eventos do filme de 1997, grande responsável por alavancar a carreira do britânico.
Fonte: Deadline