O que é mais perigoso para um super-herói do que vilões que são basicamente sua cara-metade sombria? Essa é a dor de cabeça vivida pelo Homem-Aranha nas batalhas contra muitos de seus inimigos, mas nenhum deles tão perigoso quanto o Venom. O simbionte alienígena virou um dos mais clássicos antagonistas do Teioso, tanto que chega com todo destaque como um dos vilões de Marvel’s Spider-Man 2, novo jogo da Insomniac.
- Review: Marvel’s Spider Man 2 acerta com sequência honesta e espetacular para fãs
- Marvel’s Spider-Man 2 tem duas cenas pós-créditos; saiba o que acontece
Além do mundo dos games, o vilão tem uma presença marcante não só nos quadrinhos, como também no cinema. Mas afinal, de onde veio o Venom e por que ele ficou tão popular?
Crie seu próprio herói
Por incrível que pareça, a concepção mais básica do Venom veio não das mentes criativas da Marvel, mas de um fã dos quadrinhos da editora. Em 1982, o norte-americano Randy Schueller sugeriu à Casa das Ideias um novo traje para o Homem-Aranha. A ideia era aposentar o tradicional vermelho e azul (usados desde a primeira aparição do herói, em 1963), por um traje negro.
A sugestão de Schueller foi, literalmente, comprada pela Marvel, que pagou a bagatela de US$ 220 pela sugestão. Mas até a ideia de um novo traje virar um vilão completo, a editora precisou de muitas cabeças pensantes matutando ao mesmo tempo.
Primeiro, os artistas Mike Zeck e Rick Leonardi conceberam o visual do traje novo, com o Teioso totalmente preto, mas com a aranha símbolo em branco. O traje preto fez sua estreia na grande saga Guerras Secretas (a primeira), em 1984.
O traje nasceu do próprio Peter Parker, que precisava de um uniforme novo após as batalhas de outro mundo no arco. O herói foi levado a uma máquina capaz de fornecer uma roupa de acordo com os pensamentos de Peter, e assim surgiu o primeiro uniforme sombrio.
Mais do que uma roupa, o traje foi concebido como um simbionte alienígena, com vida e vontade própria. Justamente por isso, a mudança amplificou os poderes de Parker. Mas, como ele bem sabe, com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades.
O hospedeiro
Após as Guerras Secretas, Peter voltou à Terra com o traje alienígena, onde seguiu na vida de combate ao crime. As coisas ficaram complicadas quando o simbionte aumentou os poderes do herói, mas com um custo. O alienígena pegou gosto pela briga contra os bandidos, passando a tomar o controle de Peter durante as noites, sem que o herói tivesse ideia das ações do simbionte.
Peter, então, decide se livrar do traje, não sem antes o simbionte armazenar as informações genéticas do herói, incluindo, claro, seus poderes.
O simbionte se funde ao fotógrafo Eddie Brock, rival de Peter no mundo do jornalismo, que culpa o personagem pela sua decadência. Juntando a fome de ódio com a vontade de destruir, Brock e o simbionte viraram o Venom como o conhecemos, o bichão monstruoso com os mesmos poderes do Aranha, mas ainda mais perigoso.
Essa versão mais clássica do personagem veio em 1988, na edição 300 do principal gibi do Homem-Aranha, The Amazing Spider-Man. Entre tantos pais, o Venom mais clássico é fruto da mente sombria de David Michelinie e Todd McFarlane.
Inimigo meu
Além de super força, teias e tudo o mais, o Venom torna-se ainda mais perigoso por conseguir se camuflar do sentido aranha de Peter Parker. A vantagem torna os confrontos entre os dois ainda mais empolgantes, já que o Aranha ganha um inimigo à altura.
Se você quiser conhecer mais sobre o simbionte, confira também as 5 HQs essenciais para você saber tudo sobre o personagem.
Venom na telona
O personagem chegou às telas pela primeira vez em 2007, com o divisivo Homem-Aranha 3. O filme de Sam Raimi teve Topher Grace (That 70s Show) como o vilão, mas também mostrou o próprio Peter Parker (Tobey Maguire) sob o efeito do traje alienígena.
Venom só voltou à telona 11 anos depois, com Tom Hardy, no filme que leva o nome do personagem. Um surpreendente sucesso de bilheteria, com mais de US$ 800 milhões arrecadados, o longa rendeu uma divertida sequência, Venom: Tempo de Carnificina (2021), e uma curtinha aparição especial em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021), do dentro do MCU. Um terceiro filme do anti-herói está confirmado para julho de 2024 (se a greve dos atores não atrasar a produção).
Tudo isso, claro, além do próprio Marvel’s Spider-Man 2, que já está disponível como exclusivo para PS5. Aproveite e compre o jogo pelo nosso link afiliado, tanto em versão física como em bundle especial do PlayStation 5!
Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e siga a gente nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.