As Marvels chegou aos cinemas, prometendo interações fofas entre a Capitã Marvel (Brie Larson), Monica Rambeau (Teyonah Parris) e a Ms. Marvel (Iman Vellani). Mas, como é o caso de toda produção da Marvel Studios, o filme é repleto de referências aos quadrinhos e outras obras do estúdio.
Veja abaixo 10 easter eggs de As Marvels, com acenos à Guardiões da Galáxia, X-Men e até Cats!
- As Marvels evidencia todos os pontos fracos e fortes da Marvel | Crítica
- As Marvels tem cena pós-créditos — saiba o que acontece
[Cuidado! Spoilers de As Marvels abaixo]
S.A.B.E.R.
Para tentar ganhar a confiança da Ms. Marvel, Monica Rambeau não esconde nenhum segredo. Um dos exemplos é quando a jovem pergunta o que é S.A.B.E.R., e a mulher logo responde que é uma sigla que significa “Strategic Aerospace Biophysics and Exolinguistic Response” (ou então “Resposta Aeroespacial Estratégica de Biofísica e Exolinguística”, em tradução livre).
A organização secreta é um caso curioso, já que se diferencia da SWORD — que, nos quadrinhos, é o braço espacial da SHIELD. A SWORD existe no MCU, visto que era a organização para qual Monica Rambeau trabalhava em WandaVision, portanto é possível especular que a SABER é uma subdivisão da organização, focada em pesquisa e contatos extraterrestres enquanto a outra é uma força de defesa contra ameaças de fora da Terra.
Vale pontuar que a organização emprega Nick Fury e já deu as caras em Homem-Aranha: Longe de Casa e Invasão Secreta.
Tenente Encrenca
No reencontro entre Carol Danvers e Monica Rambeau, a heroína chama a “sobrinha” de “Tenente Encrenca”. É o mesmo apelido de quando Monica ainda era uma criança, como visto em Capitã Marvel.
O apelido, por sua vez, é uma homenagem à Katherine Renner, personagem de uma das fases mais recentes da heroína nas HQs que frequentemente aparecia em aventuras da Capitã Marvel. Renner nunca deu as caras no MCU.
Os nomes de Monica Rambeau
Por grande parte do longa, Ms. Marvel e a Capitã Marvel tentam encontrar um nome heróico para Monica Rambeau, para que possam formar uma equipe do jeito certo. Dentre as sugestões levantadas por Kamala Khan, há Pulsar e Espectro. Ambos são codinomes que já foram utilizados por Rambeau nas HQs da Marvel.
A reunião de Tessa Thompson e Nia DaCosta
As Marvels é dirigido por Nia DaCosta que, recentemente, se consagrou em A Lenda de Candyman (2021). O filme de terror é estrelado por Yahya Abdul-Mateen II (Aquaman) e por Teyonah Parris, que interpreta Monica Rambeau no MCU. Mas esse não foi o único reencontro entre a diretora e uma atriz de seus longas passados.
Em dado momento, a Valquíria (Tessa Thompson) aparece para ajudar a Capitã Marvel a realocar Skrulls sem lar. É uma cena rápida e uma breve reunião entre Thompson e DaCosta, que trabalharam juntas em Passando dos Limites (2018), filme de estreia da cineasta.
Para os curiosos, Passando dos Limites está disponível no catálogo do Prime Video, e A Lenda de Candyman pode ser encontrado no Globoplay.
Cosmi-Rod
Com seu jeito de fã, Kamala Khan é cheia de sacadinhas e nomes legais para o mundo ao seu redor. Falando sobre a arma da vilã Dar-Benn, que é um martelo chamado de Arma Universal, a Ms. Marvel logo dispara que deveria se chamar Cosmi-Rod.
Esse é justamente o nome do poderoso martelo empunhado por Ronan, o Acusador, vilão de Guardiões da Galáxia (2014) — que, no caso, também é uma Arma Universal e tem visual muito parecido com o martelo de Dar-Benn.
O guarda-roupa de Carol Danvers
Filme que introduziu a personagem, Capitã Marvel foi ambientado na década de 1990, e Carol Danvers tinha o estilo e gosto musical da época em questão. No primeiro filme, a personagem frequentemente vestia uma camiseta do Nine Inch Nails, banda de rock industrial liderada por Trent Reznor.
Talvez por apego emocional ou falta de tempo, por conta de toda a intriga com Thanos e tudo mais, parece que Danvers não renovou seu guarda-roupa. Na cena em que as outras heroínas estão a bordo da nave da Capitã Marvel e precisam mudar de roupas, Monica Rambeau acaba vestindo a tal camiseta velha do Nine Inch Nails, emprestada pela amiga.
Aladna
Uma das cenas mais divertidas de As Marvels envolve um planeta chamado Aladna, onde a superfície é quase toda tomada por oceanos… e onde o idioma oficial dos habitantes é o Canto.
O nome do planeta é, claro, uma referência à Alladin, icônica animação musical da Disney que influencia até os exuberantes figurinos e palácios do planeta. Mas é bom pontuar que toda a aventura do filme é retirada diretamente de uma HQ de 2015 da Capitã Marvel.
Na fase comandada por Kelly Sue DeConnick, a mutante britânica Lila Cheney, capaz de se teletransportar pela galáxia, revela para a heroína que sua mão foi prometida em casamento para o príncipe Yan quando era criança, durante uma visita para Aladna. Quando retornam ao planeta, a população — que só fala em rimas — relembra Cheney da promessa.
No filme, todo esse arco foi adaptado para que Carol Danvers tivesse se casado com Yan.
Gatos e Cats
Um dos momentos mais marcantes do filme envolve os Flerken — monstros que tomam a forma de gatos comuns — devorando todos os tripulantes da estação especial da SABER, como parte de um plano de sobrevivência de Nick Fury.
A cena acompanha os cientistas fugindo desesperados enquanto são perseguidos por adoráveis gatinhos que cospem tentáculos assustadores. Para fechar com chave de ouro, a trilha sonora é simplesmente “Memory”.
Se você não está familiarizado, “Memory” é uma das músicas mais famosas de Cats, o musical de Andrew Lloyd Webber (O Fantasma da Ópera). A canção é o solo melancólico de Grizabella, gata de rua que é rejeitada pelos demais.
É um dos pontos altos da peça da Broadway e até do horroroso filme de 2019, em que Grizabella é interpretada por Jennifer Hudson, que faz valer o ingresso com sua poderosa voz. Ouça abaixo:
Jovens Vingadores
Depois da batalha final, Ms. Marvel percebe que funciona melhor em equipe e parte em busca de outros heróis da sua idade. Ela é vista em Nova York, recrutando ninguém menos que Kate Bishop (Hailee Steinfeld), de Gavião Arqueiro, para sua futura equipe. A heroína afirma ainda que pretende chamar também Cassie Lang (Kathryn Newton), a filha do Homem-Formiga, para o grupo.
A equipe é, claro, Os Jovens Vingadores. No quadrinho, o grupo é composto por diversos heróis jovens e fanáticos pelos mais poderosos da Terra. Introduzidos nas páginas da Marvel em 2005, a equipe já contou com nomes como America Chavez, Rapaz de Ferro, Hukling, Wiccano, Kid Loki, entre muitos outros.
Vale pontuar ainda que o momento nada mais é do que Kamala Khan fazendo referência ao recrutamento do Homem de Ferro para a Iniciativa Vingadores, com a jovem fazendo uma imitação de Nick Fury.
Tema dos X-Men
A cena pós-créditos mostra Monica Rambeau presa em outra realidade, que parece ser a timeline dos filmes dos X-Men, da Fox. Isso se dá pelo fato de que o Fera que aparece é interpretado por Kelsey Grammer, mesmo ator que viveu o personagem em X-Men: O Confronto Final (2006).
Para reforçar a sensação de nostalgia, o momento é embalado pela música-tema de X-Men 2 (2003), combinada com trechos do tema de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014).
As Marvels já está em cartaz nos cinemas brasileiros.