A NVIDIA está cada vez mais com novos motivos para celebrar o seu desempenho no mercado. Dessa vez, a novidade é que a companhia substituirá a Intel no índice Dow Jones, o que pode causar uma mudança considerável no cenário tecnológico. Nesse sentido, a companhia é outra trilionária que passa a fazer parte do grupo.
Em geral, essa mudança deve ser aplicada logo, já que está prevista para acontecer oficialmente a partir do dia 8 de novembro. O resultado parece ser consequência da ascensão da companhia no mercado devido aos investimentos em inteligência artificial, sendo um dos motivos de ela ter crescido tanto nesses últimos tempos.
Vale destacar que a NVIDIA chegou a superar a Apple entre as companhias mais valiosas do mundo por um breve período. As ações da marca verde, inclusive, chegaram a subir mais de 170% em 2024. Esse crescimento tem o aumento na demanda por unidades de processamento gráfico da companhia como um dos motivos principais.
De qualquer forma, esse cenário coloca a marca junto de Amazon, Apple e Microsoft entre as trilionárias que se juntaram ao Dow Jones Average.
Bom para a NVIDIA, ruim para a Intel
Mesmo sendo uma das grandes no campo dos semicondutores, a situação atual da Intel não é das melhores, com a empresa lutando para se manter no Dow por um longo período. Entre tanto, ela vem enfrentando dificuldades de fabricação, além de suas concorrentes estarem crescendo.
Os papéis da empresa, por exemplo, caíram mais de 50% e uma das razões que contribuíram para essa queda foi a perda de US$ 1,6 bilhão no segundo trimestre de 2024. Em agosto, a empresa chegou a demitir 15 mil funcionários.
Para quem não sabe, o Dow Jones Industrial Average é um índice ponderado pelo valor de 30 empresas, sendo uma espécie de barômetro do mercado de ações nos EUA e economia de modo geral.