A rede de moda feminina Lojas Marisa teria sido infectada por um ransomware. Segundo rumores, o ataque aconteceu na tarde desta segunda-feira (4) e, às 23h, o site e o aplicativo da plataforma estavam indisponíveis. Nas redes sociais, usuários relataram e mostraram prints que sugerem autoria do grupo cibercriminoso Medusa.
Mesmo assim, ainda não há confirmação de que o grupo é de fato o autor do ataque cibernético. O site oficial da equipe não mostra nenhuma reivindicação de invasão e, além disso, não há como saber detalhes específicos a respeito do tipo de conteúdo que teria sido roubado com essa invasão.
Em seu site oficial, apenas o seguinte aviso é exibido com promessas sobre a volta do serviço:
Estamos passando por uma instabilidade temporária em nossos sistemas que podem impactar alguns serviços no site e app. Nossa equipe técnica está trabalhando para resolver o problema o mais possível e minimizar qualquer inconveniente.
Agradecemos a compreensão e pedimos desculpas pelo transtorno.
Problemas com Ransomware no Brasil
É importante destacar que o Brasil é um dos locais que têm sofrido bastante com ameaças cibernéticas desse gênero. Por exemplo, um levantamento recente revelou que o país é o mais atacado por esse tipo de problema na América Latina. Outros países como México, Equador e Colômbia também sofrem com os ataques.
Mesmo que tenha sofrido uma certa queda, como apontado pela Check Point Software, o número de ataques de ransomware aumentou no mundo todo, crescendo em torno de 33% em comparação com o ano de 2022. O setor de Varejo/Atacado acabou se tornando o mais visado, superando o de Educação/Pesquisa.