Não é novidade que as empresas e fabricantes têm focado na implementação de soluções de inteligência artificial em novos aparelhos e aplicativos, com destaque especial para soluções assinadas pelo Google em aparelhos com Android como a Motorola e Samsung.
Em paralelo, o Google vem gradativamente incorporando a sua IA, chamada de Gemini, em todos os aplicativos sob seu guarda-chuva, o que inclui na mais recente confirmação da gigante das buscas, o comunicador Google Chat, segundo os passos dados no Gmail (onde ele está incorporado), Google Drive e a “suíte de produtividade”, ou seja, Docs, Sheets e Slides.
Segundo a publicação realizada no blog oficial da empresa, com a implementação feita será possível realizar comandos para resumir, gerar itens de ação e realizar perguntas específicas ao Gemini utilizando como contexto as conversas realizadas no Google Chat.
Confira a lista de perguntas dadas como exemplo pelo Google para a nova inplementação:
- Resuma um espaço ou conversa. Os exemplos incluem perguntar ao Gemini o seguinte:
- “Resuma esta conversa.”
- “Quais são as principais conclusões dessa conversa?”
- Depois que um resumo inicial é gerado, você pode pedir um resumo mais longo, “Dê-me um resumo detalhado do [tópico] discutido neste espaço”.
- Gere uma lista de itens de ação desse espaço ou conversa, como:
- “Quais são os itens de ação nesta conversa?”
- “Há algum item de ação para mim nesta conversa?”
- “Resuma os itens de ação [da pessoa] neste espaço”
- Responda a perguntas específicas sobre esse espaço ou conversa perguntando:
- “O que [pessoa] disse sobre a extensão da linha do tempo neste espaço?”
- “Qual é a decisão sobre o projeto discutido nesta conversa?”
Inicialmente, a adição do Gemini para Google Chat é direcionada apenas para usuários do Google Workspace com os add-ons Gemini Business and Enterprise e Gemini Business and Enterprise Premium, com liberação gradativa iniciada em 01 de novembro para domínios inscritos na modalidade “Lançamento rápido” e dia 18 de novembro para aqueles inscritos no “Lançamento agendado”, que é a configuração padrão.
Além da integração com o Gemini, o Google Chats também recebeu implementações na densidade dos chats, sendo agora possível escolher entre o “confortável” ou “compacto” no uso via web, como pode ser visto no comparativo abaixo.
A diferença entre eles fica por conta da quantidade de informações exibidas e conforto entregues, sendo visto no “confortável” (que é a configuração padrão” o design moderno alinhado com o Material Design 3 e diferenciação clara das mensagens entre interlocutores. Já no modo compacto, o destaque é a maior exibição de informações na tela, alinhamento de mensagens na mesma direção independente do interlocutor, balões mais largos e preenchimento na barra esquerda, lista de conversas e página inicial.
Essas configurações acompanham as escolhas de interface feitas no Gmail e podem ser ajustadas em Configurações > Densidade > Confortável ou Compacto e devem ser implementados nas próximas semanas com cronograma que começou no dia 30 de outubro com a liberação para domínios de lançamento rápido, 02 de dezembro para lançamento programado, sendo prevista a liberação inclusive para usuários com contas pessoais.
Google Chat
Desenvolvedor: Google LLC
Grátis
Tamanho: Depende da Plataforma