Atualização (29/10/2024) – EB
Na semana passada vimos que o Pixel 9a pode ter uma câmera principal de 48 megapixels similar a do Pixel 9 Pro Fold. Agora um novo vazamento diz que ele também deve ter uma bateria até 11% maior que a do Pixel 8a, algo que impressionou analistas.
Segundo o portal Android Headlines, o Pixel 9a pode ter uma bateria de 5.000mAh, o que equivale a cerca de 11% de capacidade superior em comparação com a bateria de 4.492 mAh do Pixel 8a deste ano.
Embora 11% pareça pouco, a maioria das fabricantes aumenta apenas entre 3% e 5% a capacidade da bateria dos seus celulares de uma geração para a outra, o que significa que o Google está apostando na bateria para conquistar mais usuários, pois seus celulares já foram duramente criticados por ter autonomia inferior.
De qualquer forma, teremos que esperar por mais confirmações até dizer com certeza quais as especificações completas do Pixel 9a, pois ele deve ser anunciado somente no primeiro semestre de 2025.
Atualização (22/10/2024) – PF
Pixel 9a: Google deve equipar modelo com câmera principal de 48 megapixels
À medida que o tempo passa, rumores e vazamentos constroem o que poderá ser o ainda inédito Google Pixel 9a. Agora, novidades sobre o aparelho revelam que ele deverá contar com uma nova câmera principal na traseira.
Além do novo design para o módulo de câmeras, tudo indica que a nova geração ‘a’ dos Pixels irá abrir mão do sensor de 64 megapixels visto no Pixel 8a, para adotar um de 48 megapixels – semelhante ao do Pixel 9 Pro Fold.
No entanto, essa deverá ser a maior mudança no departamento de fotografia. Isso, pois ainda segundo as novas informações, o resto dos sensores deverá permanecer igual, incluindo o para selfies.
Então, o arranjo deverá ser o seguinte: na parte traseira, um novo sensor de 48 megapixels, combinado com a mesma lente telefoto de 13 megapixels da geração anterior. Já na parte frontal, o mesmo sensor de 13 megapixels do 8a, lançado no ano passado.
Apesar da diminuição do sensor de 64 para 48 MP, as fotos deverão ter uma qualidade melhor graças aos megapixels de tamanho maior que devem ser utilizados.
O novo Pixel ‘baratinho’ também deve contar com novidades para o software das câmeras. Ainda segundo as informações mais recentes, o aparelho deverá trazer o “Add Me”, função estreada com os Pixel 9 no lançamento de agosto, que permite ao usuário utilizar inteligência artificial para se adicionar em fotos – tirando a necessidade de pedir que estranhos façam uma captura.
Caso tudo continue a ocorrer como o esperado, o Pixel 9a deverá ser anunciado já no próximo mês de março; menos de 6 meses se contarmos a partir de agora. Com a aproximação do lançamento, mais vazamentos devem acontecer. Até agora, já sabemos que o aparelho deverá contar com um chipset Tensor G4 ‘capado’, quatro opções de cores e um design levemente reformulado.
Atualização (03/10/2024 – 13h10) – EB
Google Pixel 9a: pode ter lançamento antecipado com novo design, Tensor G4 ‘capado’ e mais
O Pixel 9a já foi vazado em várias cores com chip Tensor G4 “re
baixado”. Agora um novo relatório do Android Headlines aponta que ele deve ser lançado antes do esperado — seguindo a tendência do Google com o Pixel 9, que foi apresentado em agosto, ao invés de outubro.
Segundo o portal, várias fontes confiáveis dizem que o Pixel 9a deve ter pré-venda iniciada antes de março de 2025, com lançamento previsto para o final de março nas cores Porcelana, Obsidiana, Peônia e Íris.
Os informantes dizem que este será o novo cronograma de lançamentos permanente do Google, o que significa que a linha Pixel 10 também deve ser lançada em agosto, enquanto o Pixel 10a deve chegar ao mercado em março de 2026.
A mudança na estratégia faz sentido para a linha principal de celulares do Google, pois assim os Pixel 9, 9 Pro, 9 Pro XL e 9 Pro Fold podem ganhar mais destaque nas ofertas de final de ano, como Black Friday e Natal.
Além disso, o Android Authority também relatou que o Google deve adiantar o lançamento do Android 16, que deve ter a versão estável liberada no segundo trimestre de 2025, ou seja, antes da linha Pixel 10.
Atualização (03/10/2024 – 06h20) – MR
Google Pixel 9a: vazamento revela wallpapers, novo design, chip Tensor G4 ‘capado’ e mais
Em agosto, o Google lançou o Pixel 9, 9 Pro e 9 Pro XL com visual renovado e Gemini Advanced. Como é tradição, a companhia também prepara o lançamento de um aparelho acessível intitulado Pixel 9a, que só deve chegar ao mercado em 2025.
Após um vazamento revelar imagens com novo design plano e chip Tensor G4 ‘capado’, o site Android Healines obteve com exclusividade os supostos papéis de parede do Google Pixel 9a que poderão estampar a tela inicial do usuário.
Como era de se esperar, os papéis de parede são bem parecidos com o que o usuário encontra na linha Pixel 9, que trazia flores. Há também versões para o modo claro e escuro, com o mais evidente sendo o azulado, que estampou as renderizações vazadas do aparelho.
Geralmente, a linha Pixel A costuma ser lançada durante ou por volta do Google I/O ao longo dos anos, exceto 2020. Neste ano, o Pixel 8a foi oficializado uma semana antes do evento para que a apresentação pudesse focar em inteligência artificial, com o Gemini sendo a estrela. Possivelmente, a companhia deve adotar a mesma abordagem em 2024.
Entretanto, o Google pode antecipar o lançamento, já que a linha Pixel 9 foi lançada em agosto e rumores sugerem que veremos o Android 16 já no segundo trimestre de 2025, alguns meses antes do esperado.
Outros rumores sugerem que o Pixel 9a será o último celular com o Tensor fabricado pela Samsung. A partir da próxima linha, o Google pode utilizar um chipset personalizado pela TSMC, que também fabrica as plataformas da Apple e Qualcomm.
Atualização (30/09/2024) – EB
Google Pixel 9a tem imagens vazadas com novo design plano, chip Tensor G4 ‘capado’ e mais
Recentemente vimos relatos de que o Pixel 9a pode ser lançado com uma nova versão inferior do chip Tensor G4. Agora o portal Android Headlines publicou imagens revelando o visual deste modelo que deve ser lançado apenas em 2025.
As imagens mostram que o Pixel 9a terá um visual ligeiramente diferente do Pixel 9, com um módulo de câmeras menos proeminente, com duas câmeras e cercado por um anel em forma de pílula para proteger os sensores wide e ultra wide.
A tela parece ser totalmente plana, mas com bordas mais grossas que as do Pixel 9. Como sempre, o design refinado ficou apenas nos aparelhos mais caros.
Por outro lado, o Pixel 9a deve ser lançado com o Android 15 e receber 7 anos de atualizações, enquanto o Pixel 9 foi lançado com Android 14, pois a nova versão deve ser liberada apenas em outubro.
Atualização (03/09/2024) – EB
Pixel 9a pode ter chip Tensor G4 ‘capado’ e novo design diferente do Pixel 9
Algumas imagens do provável Pixel 9a foram vazadas na semana passada com um novo visual. Agora uma nova fonte indica que este modelo deve ter o chipset Tensor G4, mas com algumas diferenças em relação ao que está equipado no Pixel 9 para torná-lo mais acessível.
Segundo o Android Authority, o novo chip do Pixel 9a deve ter uma embalagem diferente com tecnologia IPoP (Integrated Package on Package) ao invés de FOPLP (Fan-Out Panel Level Packaging), o que deve reduzir ligeiramente o desempenho, mas também o custo do componente.
Além disso, o novo Tensor G4 não deve ter o modem Exynos 5300 que leva suporte para SOS via satélite e 5G 3GPP, recursos que não devemos ver o no Pixel 9a para reduzir o seu preço.
Resumido: o resultado destas diferenças devem ser desempenho inferior ao Tensor G4 do Pixel 9, mas superior ao Tensor G3 do Pixel 8a, falta de suporte ao SOS via satélite e maior aquecimento e velocidade reduzida ao usar dados móveis via 5G, sacrifícios que podem ser compensados por um preço mais amigável.
Matéria original (26/08/2024)
Suposto Pixel 9a ganha primeiras imagens com visual atualizado sem barra de câmeras
O Google anunciou sua linha Pixel 9 mais cedo este ano, com quatro modelos que incluem até mesmo o dobrável Pixel 9 Pro Fold. Com isso, aumentam as expectativas para um adiantamento no lançamento também do Pixel 9a, oferecendo o novo chip Tensor G4 em um conjunto mais básico de especificações e construção, e com isso cobrando um preço mais atrativo que o dos dispositivos “principais”.
Reforçando essa possibilidade, tivemos as primeiras imagens do suposto Pixel 9a vazadas, indicando que o aparelho já está em plena fase de testes internos no Google em uma versão aparentemente finalizada. As imagens foram vazadas em um grupo fechado no Facebook, e apagadas pouco tempo depois — mas não antes de serem salvas e compartilhadas pro outros usuários.
Como pode ser visto acima, o possível Pixel 9a trará um visual bem diferente do restante da linha Pixel 9 apresentada no último dia 13 de agosto, especialmente no que diz respeito ao módulo de câmeras. Ainda teremos dois sensores na parte traseira, como no Pixel 9 e no próprio Pixel 8a, porém eles não estarão mais envoltos pela “camera bar” usada até a oitava geração da linha, e que foi substituída por um grande módulo oblongo na série principal da nona geração.
Temos então um módulo em formato de pílula bem mais discreto, que envolve apenas as duas câmeras e tem pouquíssimo relevo em relação ao restante do painel traseiro. Também é possível ver que a tela será totalmente plana e terá bordas espessas ao seu redor, e o aparelho terá corpo com estrutura metálica, laterais retas com botões de volume e energia ao lado direito, e porta USB-C, microfone, gaveta para chip SIM e saída do alto-falante principal na parte inferior.
Considerando que ainda tivemos pouquíssimos vazamentos relacionados ao Pixel 9a, especialmente porque o foco até então estava na série principal do Google, é preciso levar as imagens vazadas com certa cautela, pois muito ainda pode mudar até o lançamento do aparelho. Não há informações sobre suas especificações mas, caso o Google mantenha o que foi feito nas duas gerações anteriores, teremos o chip Tensor G4 e funções de IA como grandes destaques.
Ainda não há uma previsão para o lançamento do Pixel 9a. Seu antecessor Pixel 8a foi anunciado em maio deste ano, mas com o adiantamento do restante da linha é possível que ele também chegue um pouco antes, ainda em 2024 ou no início de 2025.
Veja tambm