A Fiat está se preparando para lançar os seus primeiros modelos híbridos-flex no Brasil. Trata-se dos modelos Pulse e Fastback, SUVs que tiveram imagens reveladas junto com a confirmação de lançamento no mercado nacional. O Grupo Stellantis, dono da marca, investirá em torno de R$ 14 bilhões do aporte de R$ 32 bi prometido para o Brasil e América do Sul para desenvolvimento da tecnologia híbrida em Betim (MG).
O Vice-Presidente da companhia para a América do Sul, Alexandre Aquino, comentou sobre as novidades:
A Fiat é a marca reconhecida por revolucionar e democratizar tecnologias acessíveis no Brasil. Com nosso DNA inovador e a sólida liderança no mercado nacional nos últimos quatro anos, é natural também liderarmos uma nova era de transformações. Para isso, escolhemos iniciar em um importante segmento, com nossos SUVs mais desejados, o Pulse e o Fastback, que serão responsáveis por impulsionar essa revolução.
De modo geral, o Pulse e o Fastback irão usar uma tecnologia mais simples, composta por motores Bio-Hybrid, ou híbrido-leve, do tipo BSG (Belt Starter Generator). A ideia é atrelar o motor turbo flex (T200) com um pequeno gerador elétrico. O componente citado faz parte do plano de investimento da Stellantis, que inclui os demais propulsores:
- BEV;
- Bio-Hybrid e-DCT;
- Bio-Hybrid Plug-in.
Por enquanto, ainda não se sabe a dará de lançamento dos primeiros híbridos da empresa, já que ela não revelou o dia exato e nem mesmo o preço. Entretanto, a expectativa é de que os dois sejam anunciados durante o mês de novembro.