O TestFlight é uma plataforma da Apple que permite a desenvolvedores distribuir as versões beta de seus aplicativos antes de disponibilizá-las de forma ampla. Agora, com a chegada de uma nova atualização, a plataforma ganha novos recursos de filtragem e métrica, além de um redesenho para os convites de testes.
Graças aos novos recursos de filtragem, desenvolvedores poderão restringir melhor os grupos de teste a públicos específicos, direcionando seu foco a um determinado tipo de dispositivo ou versão do sistema operacional, podendo inclusive definir o número máximo de testadores por grupo.
Como o TestFlight oferece um máximo de 10 mil convites, a nova funcionalidade pode ajudar a economizar vagas, evitando com que pessoas que não são do público-alvo do teste usem o aplicativo.
Além disso, os desenvolvedores poderão medir o sucesso da versão beta, visualizando quantas pessoas visualizaram o convite e aderiram, e porque as que não aderiram o fizeram (através de um feedback deixado pelo usuário). Poderão ainda ver quantos testadores potenciais não atenderam aos critérios estabelecidos.
Para os testadores, a atualização traz uma mudança para os convites. Agora, eles trazem mais informações sobre o aplicativo e destacam novos recursos e conteúdos que estão chegando; o que pode ajudar o usuário a decidir se quer ou não participar dos testes.
Além disso, versões beta de aplicativos já aprovados para publicação na App Store poderão incluir capturas de tela junto a categoria do app no convite, aproximando a experiência da plataforma a da loja de aplicativos da Apple.
Em conjunto as novidades, correções de bugs e melhorias também foram informadas. A nova versão do TestFlight já está disponível para download na App Store.
Veja tambm