Maior central fotovoltaica da Europa pode nascer no Alentejo, mas moradores estão contra

É no concelho de Santiago do Cacém que está para nascer o maior projeto fotovoltaico da Europa. A Central Fernando Pessoa terá uma capacidade de 1200 MW e vai ser acompanhada por uma linha de alta tensão. O projeto não está a ser bem recebido pelos moradores, que estão apreensivos.

O parque solar irá ocupar uma área de cerca de mil hectares e obrigará ao abate de várias árvores. De acordo com os habitantes da zona, que falaram ao TVI Jornal, a floresta que terá de ser abatida é uma linha de proteção da poluição vinda de Sines. Além disso, a linha de alta tensão também está a preocupar.

Para impedir o avanço do projeto, que teve parecer favorável ainda que condicionado na declaração de impacte ambiental, os residentes da zona avançaram com um processo em tribunal para impugnar a declaração.

No site da Iberdrola, a empresa responsável pelo projeto, é referido que a central fotovoltaica Fernando Pessoa irá respeitar o património ambiental. “O terreno poderá ser utilizado pelos pastores locais como pasto para a criação de gado ovinos e serão introduzidas coleias, o que contribuirá para melhorar a estabilidade dos ecossistemas”, pode ler-se. Além disso, a empresa garante que serão plantadas árvores autóctones para substituir os eucaliptos que estão a ser abatidos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS