A menos de dois dias para a abertura das primeiras seções eleitorais neste domingo (6), que funcionarão entre 8h e 17h, no horário de Brasília, uma das preocupações dos eleitores consiste em saber quais documentos devem levar para poder votar.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é necessário ter em mãos um documento com foto. Pode ser o RG, a carteira de habilitação (CNH), a carteira de trabalho, o passaporte, ou o certificado de reservista.
No caso do aplicativo e-Título, ele servirá apenas para quem já cadastrou as impressões digitais na Justiça Eleitoral e possui fotografia no documento digital. Caso contrário, você deverá apresentar juntamente com o app também um dos documentos mencionados acima.
Lembrando que o eleitor não poderá entrar com o smartphone na cabine de votação, mas o aparelho poderá ser deixado em um local específico ou com o mesário.
Além disso, vale destacar que documentos como as certidões de nascimento ou de casamento não são aceitas como forma de identificação para as Eleições 2024, devido ao fato de não conterem uma foto. Segundo o artigo 102 da Resolução nº 23.736/2024 do TSE, também não será válida a apresentação da carteira de trabalho digital.
Embora seja recomendado levar, o título de eleitor impresso não é obrigatório. No entanto, é nele que constam o número da zona e a seção eleitoral, informações que também podem ser acessadas pelo site do TSE.
Os eleitores também podem manifestar sua preferência política, mas é necessário que isso seja de forma silenciosa e individual. Ou seja, o uso de bandeiras, camisetas e adesivos são permitidos, mas pessoas com esses materiais não podem se aglomerar até o fim do horário de votação.
O TudoCelular deseja um bom domingo de votação para todos!
e-Título
Desenvolvedor: Justiça Eleitoral Brasileira
Preço: Grátis
Tamanho: Varia segundo a plataforma