O Programa Alimentar Mundial (PAM) é uma entidade da Organização das Nações Unidas (ONU) que ajuda no combate à fome em todo o mundo há mais de 60 anos. A PAM tem uma extensa frota composta por, na sua maioria, veículos com motores de combustão convencionais. De forma a apoiar a transição para uma frota mais amiga do ambiente, a Hyundai está a doar oito Ioniq 5 que serão usados em seis escritórios do PAM em países em desenvolvimento.
Esta parceria que une a Hyundai ao Programa Alimentar Mundial da ONU tem como objetivo promover a transição para a eletrificação nas operações humanitárias, muitas delas levadas a cabo em zonas do mundo afetadas por secas e outras catástrofes naturais que têm vindo a tornar-se maiores e mais mortíferas devido às alterações climáticas.
Mudar a frota e torná-la mais amiga do ambiente não passa apenas por trocar os veículos a uso. Uma frota eletrificada precisa de postos de carregamento adequados e, por isso, a Hyundai não vai apenas fornecer os elétricos. Será feita uma doação para que seja possível criar infraestruturas de carregamento de veículos elétricos nos escritórios onde vão estar os Hyundai Ioniq 5.
Em comunicado, Cindy McCain, diretora executiva do PAM, salienta que a parceria com a Hyundai “irá melhorar a nossa eficiência operacional e reduzir a nossa pegada ambienta, permitindo-nos servir melhor os necessitados”.
Esta é a segunda parceria da Hyundai com uma entidade da Organização das Nações Unidas. Anteriormente, a marca sul-coreana realizou uma campanha de crowdsourcing para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de reunir informações de várias partes interessadas a nível mundial para derivar e concretizar soluções para vários desafios sociais.