O primeiro voo experimental de um carro voador foi realizado no Brasil nesta sexta-feira (20). Nesse sentido, o modelo em questão é o EH216-S da empresa chinesa EHang e o teste foi realizado pela GoHobby com autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em Quadra, cidade do interior de São Paulo.
Para quem não lembra, o veículo foi lançado em dezembro do ano passado e se trata de uma aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica (eVTOL). Ao todo, o primeiro voo durou cerca de 6 minutos, enquanto o segundo durou em torno de 4 minutos a uma altura de 40m com velocidade máxima de 40 km/h.
O teste ocorreu às 11h30 e um detalhe interessante é que o modelo utilizado foi operado de forma remota. Nesse caso, o piloto fica responsável por acompanhar o percurso feito pelo veículo e pode interferir na operação, caso seja necessário. A rota e a altitude do voo foram definidas antes da decolagem ocorrer.
Vale destacar, no entanto, que esse voo experimental não contou com tripulantes e nem mesmo cargas, apesar da capacidade do veículo de transportar até 620 kg. Isso porque a autorização é destinada à pesquisa e desenvolvendo, ou seja, não é permitido o transporte de passageiro.
Caso não se lembre, a velocidade do eVTOL também é maior do que a do teste e pode chegar a 130 km/h. Seu preço é estimado em US$ 600 mil, equivalente a R$ 3,3 milhões e a inda é necessário que ele obtenha uma certificação no Brasil para poder ser usado em voos comerciais.
Veja também: a proposta do Japão para implementar carros voadores.