A Xiaomi superou a Apple e agora é vice-líder global no mercado de smartphones. A informação foi confirmada pela Counterpoint no acompanhamento mensal do segmento.
Segundo a empresa de pesquisa, essa é a primeira vez, desde 2021, que a chinesa vê seus volumes de venda crescerem em agosto, sendo que isso foi conquistado graças ao bom desempenho na América Latina.
A venda de smartphones com preços abaixo dos US$ 200 (~R$ 1.092) foi o principal ponto forte da chinesa, com os Redmi 13 e Note 13 “puxando” os bons números.
O diretor de pesquisa da Counterpoint, Tarun Pathak, disse:
A Xiaomi adotou uma estratégia de produto mais enxuta este ano, concentrando suas energias para criar um modelo de herói por faixa de preço, em vez de lançar vários dispositivos em um segmento. Embora os dispositivos de nível básico a intermediário continuem a mostrar forte desempenho para a Xiaomi, ela também fez incursões no segmento premium com dispositivos dobráveis e ‘ultra’.
Por outro lado, a Apple viu suas remessas caírem com o baixo desempenho da linha iPhone 15, principalmente nos mercados asiáticos como a China.
Para os analistas da Counterpoint, a previsão é de que a Apple recupere a vice-liderança ou assuma a liderança isolada neste mês de setembro, uma vez que a família iPhone 16 foi lançada e está em fase de pré-venda.
O mês de agosto geralmente é muito fraco para a Apple, uma vez que os consumidores estão na expectativa por um novo iPhone.
Por fim, é notável que a Samsung também tem conseguido bom desempenho, com curva ascendente no gráfico, e mantendo uma “boa distância” das suas principais concorrentes, isolando-se na liderança.
Os dados consolidados do mercado devem ser revelados na pesquisa trimestral.
Veja mais