Na semana passada, a Unifique, famosa empresa brasileira de telecomunicações, conseguiu uma permissão com prazo indeterminado para lançar a sua operadora móvel virtual (MVNO) em quase todos os estados do Brasil. As únicas exceções presentes nessa implementação da MVNO são os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O motivo pelo qual a autorização não cobre os setores 18 e 29, do Plano Geral de Outorgas, é porque a empresa detém licenças para a exploração do 5G, funcionando como uma operadora tradicional. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 23 de agosto e já está valendo.
Se contarmos essas áreas em que a Unifique já atua com um serviço tradicional, a empresa poderá ativar o serviço de celular dela em todo o território brasileiro. Contudo, para realizar essa ativação, ainda será necessário depender do contrato para uso de rede de outra operadora.
Fora isso, a empresa ainda conseguirá oferecer serviço para quase todos os brasileiros. Esse avanço nos negócios deve aumentar a cartela de clientes da operadora local, que por sua vez encerrou o segundo trimestre de 2024 com 31,6 mil clientes de telefonia móvel.
Em julho deste ano, a Unifique anunciou uma parceria com ZTE, empresa chinesa de telecomunicações, para trazer mais conectividade 5G para o Brasil. A parceria fez com que moradores de Tijucas, em Santa Catarina, pudessem entrar para o novo mundo da conectividade mais veloz.
Veja tambm