Atualização (21/08/2024) – FM
A Apple deve apresentar sua próxima geração de celulares com o iPhone 16, iPhone 16 Plus, iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max. Como de costume, é esperado que os dois modelos mais caros tragam maiores avanços tecnológicos em comparação com os mais baratos, e um deles será a redução das bordas de tela.
Na terça-feira (20), uma renderização divulgada pelo vazador Ice Universe mostra o que poderia ser o esboço do iPhone 16 Pro Max. A imagem sugere que o celular terá bordas de tela uniformes com espessura de apenas 1,15 milímetro. Cabe lembrar que o iPhone 15 Pro Max tem bordas que medem cerca de 1,55 milímetro.
As the ancient Greek god in charge of bezel, I would definitely buy the iPhone 16 Pro Max . I can’t refuse it. pic.twitter.com/QBhqIh0UE9
— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) August 20, 2024
Essa mudança de design pode garantir uma experiência mais imersiva e trazer uma pequena melhora ao aproveitamento da tela — área em que há muita crítica por parte de consumidores, uma vez que o sistema de câmera e sensores frontais dos celulares da marca, que possibilitam o desbloqueio por Face ID, ocupa muito espaço.
O novo visual será possibilitado por uma nova tecnologia supostamente chamada de estrutura de redução de bordas (do inglês, “Border Reduction Structure”). Com ela, os componentes que ficam na parte inferior da tela, como a fiação de cobre, passam a ser organizados em um bloco de tamanho reduzido, permitindo diminuir a espessura das bordas.
Assim como aconteceu quando a Apple substituiu o entalhe clássico pela Dynamic Island, as fornecedoras de tela enfrentaram desafios para produzir a nova tela com bordas reduzidas do iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max. No entanto, parece que os problemas foram solucionados, e os lotes de componentes estão prontos para uma alta demanda.
Com as bordas mais finas, é esperado que o iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max tenham telas ligeiramente maiores que as de seus antecessores, passando de 6,1 e 6,7 polegadas para 6,3 e 6,9 polegadas, respectivamente. No entanto, é possível que os modelos tenham altura e largura semelhantes às do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.
A Apple deve lançar sua nova geração de celulares em meados do próximo mês. Rumores indicam que a fabricante está preparando uma conferência ao vivo para anunciar o iPhone 16, Apple Watch Series 10 e AirPods 4 no dia 10 de setembro.
Texto original (20/03/2024)
iPhone 16 pode ter tela com bordas ainda mais finas com nova tecnologia da Apple, diz rumor
A Apple supostamente está trabalhando em uma nova tecnologia que pode reduzir ainda mais a borda do display da linha iPhone 16. Segundo fontes, a novidade já está sendo testada em protótipos internos.
Conhecida como “Estrutura de redução de bordas”, essa tecnologia permite que a Apple possa reduzir até mesmo o conhecido “queixo” do display dos smartphones.
Isso porque a empresa pode mover alguns componentes que ficam na parte inferior, como a fiação de cobre, para alocação sob o painel em um “pacote menor”.
Pessoas que possuem acesso aos planos da empresa de Cupertino dizem que a Apple nunca mexeu na borda inferior por medo de superaquecimento.
Com o chip do iPhone se tornando mais eficiente e com a Apple planejando integrar mais soluções de arrefecimento nos novos aparelhos, tudo indica que agora é possível reduzir a borda inferior do display sem medo de problemas futuros.
Há rumores de que a Apple está pensando em usar uma solução térmica de grafeno e até mesmo uma câmara de vapor maior.
Para engenheiros que trabalham com produção de displays, a tecnologia de redução de bordas não é um detalhe que exige muito da fabricante, mas requer um novo projeto. Ou seja, algo que pode acabar elevando os custos do painel.
Por enquanto, não sabemos se a mudança será aplicada apenas nos iPhone 16 Pro ou se a novidade chegará a todos os modelos deste ano, mas é preciso lembrar que as molduras da linha iPhone 15 Pro já chamam a atenção por ter apenas 1,55 mm.
Veja mais