O orçamento de boa parte dos brasileiros atualmente tem em sua composição a assinatura de serviços de streaming. Segundo uma pesquisa feita pela Opinion Box, foi possível entender que 79% das pessoas entrevistadas assinam plataformas desse gênero. Em média, o número de assinatura é duas em gastos de até R$ 100 por mês.
Um detalhe importante que também foi mostrado por esse levantamento é que 63% das pessoas se mostram preocupadas com os gastos crescentes voltados para essa finalidade. Dessa forma, uma solução adotada por 51% dos entrevistados é recorrer à divisão da mensalidade com amigos e parentes.
Thiago Ramos é especialista em educação financeira da Serasa e comentou:
O brasileiro está reduzindo o gasto com TV por assinatura para contratar vários serviços de uma só vez. Porém, com tantas inovações e reajustes dos preços, é necessário traçar estratégias para que os gastos com esse lazer não virem um peso no orçamento familiar.
Camila Azevedo, que também é educadora financeira, além de influenciadora, comentou sobre o planejamento para quem não quer abrir mão da mudança cultural e ainda desejar manter as economias:
Crie um calendário de estreias, faça maratonas de episódios das séries e compare os valores das assinaturas.
Cinemas em queda?
Outro detalhe importante mostrado pelo estudo é que 7 em 10 brasileiros admitiram estar reduzindo com maior frequência as idas ao cinema. A influência dos streaming acontece nesse caso, já que é como se os usuários estivessem trocando uma despesa pela outra, chegando a dar preferência para o conteúdo que passa a ficar disponível nas plataformas.
Vale lembrar que um levantamento recente indicou que o Brasil possui quase 24 milhões de assinantes de plataformas de streaming, enquanto outro estudo destacou uma média bem alta de assinaturas por cada pessoa.
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