A Amazon está mais uma novidade envolvendo a sua assistente, a Alexa. Conforme anunciado pela própria empresa, a tecnologia para ser útil em serviços de saúde por meio de uma parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria. A novidade foi apresentada durante um evento em Recife (PE).
Em geral, o projeto inédito terá como um dos destaques uma cartilha criada pela Associação para que os clientes usem a Alexa para aprender mais sobre o tema. Dessa forma, será possível usar a assistente para ajudar em itens importantes como capacidade de concentração, controle da Impulsividade e imediatismo em pessoas com TDAH.
Inclusão e autonomia para PCD em dados
A Amazon encomendou uma pesquisa junto à Hibou Pesquisas & Insights e os dados coletados mostraram que uma em cada três pessoas com deficiência (PCDs) no Brasil usa assistentes virtuais todo dia, com destaque para a Alexa. Com 66% de pessoas comentando o impacto em suas vidas, algumas das funcionalidades mais utilizadas são:
- Reprodução de música: 58%
- Controle de casa inteligente: 46%
- Configuração de alarme e timers: 49%
- Notícias: 43%
- Configuração de lembretes: 42%
- Comunicação: 40%
- Criação de rotinas automatizadas: 29%
- Fazer compras/ controlar pedidos: 24%
- Leitura de texto em voz alta: 22%
Lares brasileiros mais conectados e rotinas do dia a dia
O levantamento ainda mostrou que os brasileiros usaram a Alexa para ações envolvendo Casa Inteligente mais de 2 bilhões de vezes. Atualmente, há 17 milhões de aparelho do segmento conectados à assistente em uso no país. Do mesmo modo, mais de 1 bilhão de rotinas foram executadas com a Alexa, que também ajudou em mais de 300 milhões de interações em compras.
Echo Spot
A Amazon aproveitou a oportunidade para destacar o Echo Spot, um despertador inteligente com Alexa integrada, além de ter uma pequena tela equipada para facilitar a visualização da hora. Dessa forma, o dispositivo possui uma série de mostradores de relógio personalizáveis, bem como animações visuais.