Portugal é um dos países que mais utilizaram energias renováveis na Europa em junho de 2024, tendo ficado em quarto lugar. Além disso, a produção de eletricidade fóssil tem vindo a diminuir. Na primeira metade de 2024, houve uma descida de perto de um terço na produção fóssil comparativamente aos valores de 2023.
De acordo com dados divulgados no Boletim Eletricidade Renovável da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), esta descida acontece, principalmente, por causa da queda na produção energética a partir de gás natural, que passou de 879 GWh em junho de 2023 para 24 GWh em junho de 2024.
Portugal é um dos países na Europa com maior utilização de energia renovável. Em junho, o país ficou em quarto lugar, com 83,4% de incorporação de energia renovável. À sua frente ficaram a Noruega (98,9% de utilização de energia renováveis), Áustria (84,5%) e Dinamarca (83,7%).
A principal fonte de produção energética, em Portugal, em junho, foi a energia hídrica que representou 41,7% da eletricidade usada em Portugal. As outras fontes de energia renovável foram responsáveis por cerca de um quarto da produção no mesmo período.