De acordo com novos dados obtidos pela Kakau, uma seguradora digital, a cidade de São Paulo tem registrado uma queda significativa em casos que envolvem roubo e furto de dispositivos móveis. Ao comparar os meses de janeiro a maio de 2023, temos registradas 179.527 ocorrências, enquanto em 2024 tivemos 179.527 casos registrados.
Esse número mostra uma queda de 19,56% nesse tipo de ocorrência. Em relação aos anos anteriores, quando comparado o ano de 2023 (425.554 casos) inteiro com 2022 (442.731 casos), temos uma queda de 4%. Então vemos que o número pode estar caindo consideravelmente com o passar dos anos caso se mantenha assim.
A Kakau tem como fonte a Secretaria de Segurança Pública, via Lei de Acesso à Informação. Segundo o atual CEO da Kakau, Henrique Volpi, essa redução é muito importante para as pessoas que vivem com medo de perder um bem pessoal tão importante para seu cotidiano.
Para as pessoas, significa um menor risco de perder um item essencial do dia a dia, que muitas vezes contém informações pessoais e profissionais importantes
O CEO também comentou sobre o trabalho das autoridades, que por sua vez tem sido uma peça essencial para garantir que esses números sigam em queda.
A redução dos índices de criminalidade é um indicador positivo do trabalho das autoridades e da colaboração com a sociedade civil
Vale lembrar também que, durante o carnaval de São Paulo neste ano, roubos e furtos de celulares caíram cerca de 48%. Um número bastante impressionante, visto que esse é um evento que reúne muitas pessoas e que costuma ser alvo de criminosos que operam de forma rápida e ágil nos roubos.
Veja tambm