Portugal perdeu a final do Europeu sub-20 de andebol para a Espanha, este domingo, por 35-31, em Celje, na Eslovénia.
A Espanha foi a seleção que inaugurou o marcador, mas os comandados de Carlos Martingo conseguiram, apesar de nunca terem estado em vantagem, alternar entre empates e desvantagens de um golo. O equilíbrio no marcador manteve-se ao final dos primeiros dez minutos, altura em que se registava 5-5.
A Espanha começou a fazer diferenças mais significativas a partir do quarto de hora de jogo e chegou ao intervalo com a maior diferença até então registada, de sete golos: 13-20.
Na segunda parte, Portugal ainda chegou a ver a Espanha aumentar a vantagem para oito golos (14-22), mas conseguiu reagir e diminuir a diferença para cinco golos (19-24 e depois 20-25). Porém, a formação espanhola foi sempre mantendo vantagens com algum conforto e revalidou o título alcançado em 2022, sendo o seu quarto êxito europeu na categoria (iguala os quatro títulos da Dinamarca).
Portugal, que chegou a estar a perder por nove golos na segunda meia-hora de jogo, ainda acabou por cima e reduziu para uma inédita desvantagem de três golos na segunda parte (31-34), antes de a Espanha fazer o 35.º e golo final do encontro.
Miguel Oliveira (Portugal) e Ferran Castillo (Espanha), ambos com 11 golos, foram os melhores marcadores do encontro.
Foi a terceira final de Portugal no Europeu sub-20 e à terceira não foi de vez. A seleção nacional já tinha perdido igualmente para a Espanha na anterior edição, em 2022, além de ter sido derrotada na sua primeira final, ante a Dinamarca, em 2010.