A Apple e a OpenAI estão próximas de assinar uma parceria que promete levar o ChatGPT para os dispositivos da fabricante de Cupertino. Segundo fontes ouvidas pela Bloomberg, a ideia é que os iPhones da Apple recebem o chatbot da companhia de inteligência artificial (IA) a partir do iOS 18.
As informações não têm confirmação oficial de nenhuma das empresas, que decidiram não comentar o caso. Entretanto, as fontes da agência de notícias – que pediram pelo anonimato devido à proximidade das negociações – corroboram informações veiculadas nos rumores de algumas semanas.
Veja mais
Vale lembrar que os mesmos rumores apontavam que a Apple estaria em conversas com o Google, para adotar as mesmas medidas para o Gemini, concorrente direto do ChatGPT. Neste momento, não há informação de que a adoção de uma plataforma anule o trabalho com a outra.
A ideia é ampliar a participação da Apple no emergente setor das inteligências artificiais generativas. Durante anos, boatos afirmavam que a “Maçã” estaria desenvolvendo a sua própria ferramenta, mas esses rumores não tiveram segmento, dando lugar às possíveis conversas com quem já oferecesse esse tipo de solução.
Tim Cook, CEO da Apple, chegou a afirmar, em 2023, que ele, pessoalmente, usa o ChatGPT para diversas ocasiões. Mas o executivo também disse que “há vários fatores que precisam ser discutidos”. Na última semana, a Apple realizou a sua conferência trimestral de resultados financeiros – nela, Cook teria afirmado que a empresa “teria uma vantagem no ramo” da IA.
Os termos exatos do suposto acordo não foram divulgados. E como de praxe, a Apple preferiu o silêncio.