Usuários da plataforma Stack Overflow, soluciona dúvidas técnicas de desenvolvedores com perguntas e respostas de outros desenvolvedores, estão retaliando a plataforma em meio ao anúncio de uma parceria entre ela e a OpenAI.
O acordo prevê que o conteúdo veiculado no site sirva de “alimento” para aprimorar a inteligência artificial (IA) do ChatGPT. Entretanto, quem usa a página não ficou nada feliz com isso, e alguns dos usuários decidiram sabotar suas próprias postagens a fim de impedir que o chatbot possa coletá-las.
Veja também
No site-irmão “Stack Exchange”, um usuário publicou a seguinte mensagem:
“Eu odeio isso. Eu vou simplesmente deletar/destruir minhas respostas uma por uma. Eu não ligo se isso for contra as suas políticas bobas de uso, porque, como esse anúncio mostrou, suas práticas podem mudar sem aviso, sem consulta prévia com seus usuários. Vocês não se importam com o seu público, então eu não me importo com vocês.”
A parceria entre o Stack Overflow e a OpenAI foi anunciada na última segunda-feira (6), mencionando o “uso da IA socialmente responsável”. Sobre isso, outro usuário escreveu:
“‘IA socialmente responsável’ é só mais uma em uma longa fila de desculpas corporativas para o mau comportamento digital. Assim como o blockchain antes dela, a IA tem uma energia monumental para [obter] ganhos questionáveis, e é inteiramente construída em meio ao abuso de pessoas que contribuíram para ela com dinheiro e tempo. As únicas pessoas que ganharam com ela foram aquelas que ferraram todo o resto antes dessa bolha estourar. Se fosse ‘socialmente responsável’, ela teria remunerado os artistas que contribuíram com ela ao invés de simplesmente roubar tudo o que eles construíram. O fato de eles agora estarem pagando [o site] com dinheiro muda pouca coisa.”
O problema todo parece estar centralizado no anúncio da parceria em si: aparentemente, a gestão do Stack Overflow comunicou a parceria sem apresentar detalhes de como esse conteúdo seria capturado pelo ChatGPT, levando muitos de seus usuários a acreditarem que o material teria sido obtido sem o devido licenciamento.
Vale lembrar: embora a busca por conteúdo do Stack Overflow seja gratuita e pública, muito de seu conteúdo é protegido por planos de assinatura – e vários benefícios dos planos pagos incluem integração com outras plataformas. Usuários corporativos do Microsoft Teams, por exemplo, conseguem obter respostas diretamente por uma API compartilhada pelo site.
O site, no entanto, parece ter um posicionamento “anti-IA” bastante generalizado. Respostas geradas pelo ChatGPT foram sumariamente banidas do fórum, mesmo quando corretas.
A opinião da gestão do site é a de que, uma vez que uma resposta é publicada, ela se torna “parte do esforço coletivo” de outros colaboradores e só deveria ser removida sob “extremas circunstâncias”. Os termos de uso da plataforma também afirmam que usuários não podem alterar as permissões de uso do site para os seus conteúdos. Entretanto, é importante ressaltar que, embora o site seja “dono” do conteúdo uma vez que ele vá ao ar, a plataforma atua sob a licença “Creative Commons 4.0”, que exige atribuição de crédito – o que não é o mesmo que “propriedade” – ao autor original.
A OpenAI não comentou o caso.