Snapdragon X Plus: processador para notebooks surge em benchmark com CPU de 10 núcleos

Faltando apenas alguns dias para o aguardado lançamento do Snapdragon X Elite, um novo processador para notebooks da Qualcomm apareceu em testes de benchmark realizados no Geekbench 6. A ficha técnica da plataforma indica que o hardware em questão é o Snapdragon X Plus, que deve ser lançado como opção mais barata da linha.

O Snapdragon X Plus já havia sido comentado em vazamentos anteriores, no entanto, esta é a primeira vez que o processador aparece em toda a sua glória em um teste de benchmark que reforça seu nome oficial e especificações técnicas. O Geekbench 6 aponta que a plataforma é equipada com CPU de 10 núcleos — 6 de alto desempenho e 4 de baixo consumo.

Com dois núcleos a menos que o Snapdragon X Elite, a versão mais acessível do processador deve trazer um desempenho ligeiramente inferior, mas ainda deve contar com um coprocessador de inteligência artificial embarcado, que será um de seus grandes diferenciais para ajudar na popularização do Windows em Arm.

Duas rodadas de benchmark foram executadas com um notebook misterioso equipado com o Snapdragon X Plus e 16 GB de RAM. Um dos testes mostra que o hardware alcança 2.410 pontos em inferência no ONNX CPU, um framework que avalia o desempenho de IA da CPU, que não costuma ser otimizada para esse tipo de tarefa.


Snapdragon X Elite melhora em novos testes de benchmark e encosta no Apple M2 Pro


Curiosidade
02 Abr


Jogos em Arm: Snapdragon X Elite  demonstrado rodando Baldurs Gate 3 em 1080p a 30 FPS


Curiosidade
26 Mar

Para comparar, o AMD Ryzen 9 8945HS pode alcançar 3.159 pontos no mesmo teste, mas com o dobro de RAM. O Intel Core Ultra 9 185H, também com 32 GB de RAM, alcança 3.078 pontos em testes mais recentes encontrados no banco de dados do Geekbench.

Os resultados podem sugerir que o Snapdragon X Plus ainda está em fase de otimização da CPU, ou que simplesmente será uma alternativa com menos poder de computação para inferência de IA. Cabe observar que os processadores utilizados para a comparação são os atuais modelos mais avançados da AMD e Intel.

Em outro benchmark, o Snapdragon X Plus é testado com o framework ONNX DirectML, que utiliza a API da Microsoft para computação de aprendizado de máquina com hardware compatível — o que pode incluir a GPU. No entanto, por alguma possível falha no teste ou falta de compatibilidade do hardware, o processador registrou somente 1.903 pontos.

É importante lembrar que os testes de benchmark são ferramentas pouco eficientes para avaliar o desempenho real de uma plataforma — especialmente quando ainda não está oficialmente disponível no mercado. Com isso, é necessário aguardar pelos testes independentes feitos por usuários para avaliar a performance do hardware.

Os benchmarks, no entanto, nos contam as especificações da CPU do Snapdragon X Plus, deixando claro que será uma das opções voltadas aos usuários menos exigentes em termos de desempenho, mas que não dispensam a longa autonomia prometida pela Qualcomm, que deve lançar a família “Snapdragon X” em evento no dia 24 de abril.

Veja mais!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS