Recordes de calor podem ser sinal de nova era climática

O planeta ultrapassou a marca dos 1,5° C acima dos níveis pré-industriais, com milhares de estações meteorológicas apontando temperaturas recordes desde 1º de janeiro. Com isso, muito se discute se estamos entrando em uma nova era climática na Terra.

Episódios em todo mundo tem nos alertado sobre um aumento alarmante nas temperaturas globais, o que além de ameaçar todo o ecossistema de forma geral, também põe a existência humana em cheque.

Casos como o da onda de calor que atingiu a capital do Mali, Bamako, elevando as temperaturas para além dos 43°, é um exemplo. Mali é um país de maioria muçulmana e o calor implacável, em união ao mês sagrado do Ramadã, aumentou os casos de desidratação e insolação, com relatos de falhas nos rins e fígado, além de inchaço cerebral.

Em apenas quatro dias, o principal hospital de Bamako registrou um número de óbitos equivalente ao de um mês inteiro. Os cemitérios locais mal conseguiam acompanhar a alta demanda.

E o planeta, obviamente, também sofre: as altas temperaturas também tem grande impacto sobre os ecossistemas. O branqueamento global dos corais é a sinalização de uma possível crise nos oceanos. Além disso, o rio Amazonas atingiu seu nível mais baixo desde que as medições começaram e o gelo marinho ao redor da Antártida diminuiu para o menor tamanho já registrado.

Todos esses episódios são as mais recentes manifestações do aumento alarmante da temperatura global — algo que os cientistas atribuem ao impacto humano no clima.


Calor letal: ONU emite alerta de que a Terra pode ficar ainda mais quente ainda neste sculo


Tech
21 Nov


Como a tecnologia pode ajudar nesta onda de calor no Brasil? | Detetive TC


Tech
14 Nov

Gavin Schmidt, diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA, revela que os próximos meses poderão ser cruciais para determinar se o clima da Terra sofreu uma mudança fundamental, chegando a levantar a discussão de uma nova era climática, onde há uma maior frequência de eventos extremos e que há um grande desafio para os modelos atuais de previsão.

Clair Barnes, pesquisadora do Instituto Grantham no Imperial College London, destaca que estamos ultrapassando o limiar do que poderia ser considerado um clima normal ou viável. “Esta não é a nova normalidade. Estamos a caminho do desconhecido”, afirmou a pesquisadora.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS