O Benfica anunciou esta quinta-feira o falecimento de Minervino Pietra, antigo jogador e treinador adjunto dos encarnados, com 70 anos de idade, vítima de doença prolongada.
Em comunicado oficial, o clube da Luz lamenta o desaparecimento de “um homem com uma ligação histórica ao Clube, um exemplo de dedicação e de enorme benfiquismo”.
Nascido em Lisboa a 1 de março de 1954, Pietra chegou ao Benfica em 1976, depois de se ter formado e chegado à equipa principal do Belenenses. A partir daí seguiram-se onze temporadas consecutivas de águia ao peito, onde conquistou quatro campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal e duas Supertaças.
Enquanto treinador, Pietra começou no Alverca, tendo passado pelo Belenenses, Juventude de Évora, Estoril-Praia ou Boavista. O antigo defesa direito regressou ao Benfica em 2007 como ‘scout’, tendo chegado à equipa técnica em 2009, onde ficou até 2022.
Leia o comunicado
“É com profunda consternação que o Sport Lisboa e Benfica lamenta a morte de Minervino Pietra, aos 70 anos de idade.
Partiu um homem com uma ligação histórica ao Clube, um exemplo de dedicação e de enorme benfiquismo, seja em campo ou na estrutura do futebol.
Mais de metade da sua vida dedicou-a ao Benfica, como jogador, analista e, mais tarde, como treinador residente de várias equipas técnicas do plantel profissional de futebol do Clube.
Sempre foi um desportista de eleição, como jogador do Benfica e da Seleção e como treinador, que inspirava os jogadores pelo seu exemplo e pela mística que sempre incutiu nos mais novos.
Chegou ao Clube em 1976 e só em 2022 é que deixou o Benfica, sem nunca o Benfica o ter deixado a ele. Como jogador, efetuou 227 jogos e marcou 19 golos. Foi liderado por treinadores como John Mortimore, Mário Wilson, Lajos Baroti ou Sven-Göran Eriksson. A sua experiência como futebolista de elite moldou o seu perfil como treinador.
O Sport Lisboa e Benfica tudo fará para perpetuar a memória de um profissional de excelência e de um homem de raro carácter. Minervino Pietra será sempre reconhecido como um dos nossos, portador e zelador da mística.
À família de Minervino Pietra, o Sport Lisboa e Benfica endereça os seus mais sentidos pêsames”