O Portimonense recebe esta sexta-feira o FC Porto em jogo que inaugura a 25ª jornada da Primeira Liga. Depois da fulgurante exibição e goleada diante do Benfica, os dragões procuram aproveitar a embalagem, isto a poucos dias da viagem a Londres para defrontar o Arsenal na Liga dos Campeões.
Por seu lado o Portimonense necessita urgentemente de pontos que o empurrem para longe dos lugares de despromoção, e que nesta altura estão a apenas um ponto de distância. Pontuar é assim imperativo para os homens de Paulo Sérgio.
Momento de forma
O FC Porto chega a Portimão com a moral em alta; os dragões golearam o rival Benfica na última jornada por expressivos 5-0 e procuram manter o ritmo no Algarve. Apesar do triunfo moralizador diante das águias, os azuis e brancos há muito que não conseguem um registo de triunfos consecutivos para o campeonato, tendo registado dois empates e uma derrota nas último cinco partidas.
A inconsistência de resultados e exibições dos dragões no campeonato levanta um ponto de interrogação relativamente ao FC Porto que estará presente esta tarde em Portimão. Para adensar ainda mais o mistério, o jogo desta sexta-feira antecede a deslocação dos dragões a Londres para a segunda-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões diante do Arsenal.
Por seu lado, o Portimonense atravessa um momento de alguma ansiedade. Os algarvios não vencem há seis jogos e os lugares de descida estão mesmo ao virar da esquina. Nos últimos dez jogos, os homens de Paulo Sérgio apenas ganharam por duas vezes. Com as equipas da metade inferior da tabela todas muito próximas, qualquer ponto é bem-vindo para os lados de Portimão.
Histórico de confrontos
Esta será a 45ª vez que Portimonense e FC Porto se defrontam em jogos oficiais. Nas outras 44 partidas, os dragões venceram por 36 vezes, contra quatro dos algarvios. Se olharmos para os jogos para o campeonato nacional, a supremacia azul e branca continua com 33 triunfos em 41 encontros.
Atentando apenas às partidas jogadas em Portimão, a vantagem mantém-se dos portistas, com 12 triunfos contra apenas quatro dos aurinegros.
Na temporada passada, o FC Porto saiu do Algarve com uma vitória por 0-2, graças aos golos de Otávio e Pepê. Para encontrarmos uma vitória do Portimonense temos de recuar até à época 1986/87; à 22ª jornada, os de Portimão, comandados por Paulo Roberto Dias venceram o Porto de Artur Jorge por 1-0, graças ao golo de Luciano.
No encontro da primeira volta no Estádio do Dragão, os azuis e brancos venceram por 1-0, graças a um golo de Evanilson.
O que disseram os treinadores
Paulo Sérgio, treinador do Portimonense: “Não é fácil. São níveis completamente diferentes, mas é nossa obrigação tentar criar uma estratégia e uma ideia em que todos acreditemos que será possível tirar alguma coisa deste jogo, seja um ponto, seja os três. É entrar para dentro de campo para trabalhar por isso durante todo o jogo”
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: “O Portimonense está a quatro pontos do oitavo lugar. Só se estiver com um jogador limitado é que penso em gestão, nunca o fiz e nunca o hei de fazer. Se estiver a pensar em dois jogos ao mesmo tempo de certeza que vamos ter um dissabor em Londres. Após a vitória com o Benfica se não conseguirmos dar sequência a isso seria muito mau para a equipa, a todos os níveis. O foco é o Portimonense, que nos vai dar bastantes dificuldades por isso não vamos arranjar mais”
O árbitro
Artur Soares Dias foi o escolhido para dirigir este encontro. O árbitro da Associação de Futebol do Porto será auxiliado por Paulo Soares e Pedro Ribeiro. A dupla de vídeo-arbitragem é composta por André Narciso
e Vasco Marques.
Será a primeira vez que o juiz portuense irá dirigir esta época um jogo, quer de Portimonense, quer de FC Porto.