Dengue no Brasil: com o aumento de casos, procura por repelentes cresce no país

Tem sido recorrente a procura por repelentes, dada a epidemia de dengue que o Brasil vem enfrentado desde o fim de 2023. De acordo com uma pesquisa da Nielsen IQ, em janeiro deste ano, as vendas dos produtos que protegem contra picadas de mosquitos avançaram 48,3% em relação ao mesmo período do ano passado.  

A diferença entre esses produtos é basicamente o tempo de duração e a recomendação de uso. Entenda:  

Icaridina 

Derivada da pimenta, a substância é a mais indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sua duração chega até 10 horas e, por isso, é necessário aplicá-la apenas uma vez por dia. Em estudos feitos até pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com 25% de concentração, a icaridina demonstrou ser o repelente mais eficiente no comparativo com os outros dois avaliados.  

Leia também: Dengue: apresentação clínica da doença  

DEET 

Repelentes à base de DEET, podem ter duração de duas a oito horas, dependendo da concentração (5% a 30%). No entanto, há uma restrição: eles não podem ser utilizados em crianças menores de 2 anos de idade. Para crianças de 2 a 12 anos, a concentração máxima não deve ser superior a 10% e a aplicação não deve ultrapassar o limite de três ao dia. 

IR 3535 

A maior vantagem dos repelentes à base do IR3535 é a liberação para uso em crianças a partir dos 6 meses de idade. A depender da concentração, o produto oferece de 4 a 8 horas de proteção. Um estudo realizado na Tailândia comparou a eficácia do IR3535 com outro repelente comum, em voluntários humanos que aplicaram uma solução a 20% de cada produto nos antebraços.  

Foi concluído que a proteção média foi de 98,4 a 100% contra mosquitos durante o dia e a noite. 

Aplicação em cada fase 

  • Bebês até seis meses: não devem usar repelentes e a melhor opção, nesse caso, são as barreiras física, como mosquiteiros, telas e roupas como macacão;
  • Bebês de seis meses a dois anos: IR3535 é o mais seguro;
  • Acima de dois anos: todos à base de icaridina, DEET e IR3535; 
  • Gestantes: podem usar as três substâncias, sendo a icaridina é a mais indicada por ter maior duração e menor necessidade de reaplicação.  

Modos de uso 

Independentemente da substância escolhida, é necessário estar atento às indicações de utilização disponíveis no rótulo, para que o repelente funcione de acordo com a necessidade em cada caso. 

Leia também: Dengue no Brasil: Testes disponíveis e indicações  

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Autor

Roberta Santiago é jornalista desde 2010 e estudante de Nutrição. Com mais de uma década de experiência na área digital, é especialista em gestão de conteúdo e contribui para o Portal trazendo novidades da área da Saúde.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS