O consumo de álcool é um hábito social que pode causar toxicidade em diversos órgãos e a mais conhecida é a toxicidade hepática. Mas sabemos que o coração também pode ser afetado, principalmente quando ocorre o consumo de grandes quantidades de álcool de forma frequente ou grandes quantidades de uma só vez.
No longo prazo, o consumo regular pode levar a complicações como arritmias, hipertensão, hipertrofia de ventrículo esquerdo, apneia do sono e outras cardiomiopatias. Mas quando o consumo ocorre em grande quantidade de uma vez pode haver alterações de ritmo de forma aguda e existe inclusive uma expressão em inglês para este consumo de grande quantidade de bebida de forma rápida, que é binge drinking, definido como consumo de pelo menos cinco doses de bebida alcoólica em duas horas no caso de homens ou de quatro doses em duas horas no caso de mulheres.
Neste episódio, Isabela Abud, médica cardiologista e conteudista do Portal, fala sobre os principais impactos da chamada “Síndrome do coração pós-feriado”. O nome se dá pelas descobertas em 1978 que correlacionaram alterações do ritmo cardíaco com importante consumo de álcool em pessoa sem doença cardíaca, o que geralmente ocorre após finais de semana e feriados.
Confira agora dando o play!
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Tópicos abordados no episódio:
- Fibrilação atrial como arritmia mais comum
- Por que a Holiday Heart Syndrome ocorre?
- Efeitos do álcool
- Tratamento e profilaxia
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avaliou esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Autor
Editora de cardiologia do Portal PEBMED ⦁ Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) ⦁ Residência em Clínica Médica pela UNIFESP ⦁ Residência em Cardiologia pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) ⦁ Atualmente atuando nas áreas de terapia intensiva, cardiologia ambulatorial, enfermaria e em ensino médico.