Carnaval é tempo de festa, alegria e, claro, cuidado com a saúde. Para garantir que a folia fosse completa, o Ministério da Saúde inovou na prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o último Carnaval. Uma campanha massiva, com mensagens de voz e SMS, alertou cerca de 790 mil pessoas sobre a importância da prevenção.
Leia também: Doxiciclina para profilaxia de infecções sexualmente transmissíveis em mulheres
Público engajado
A estratégia foi ousada: 95.455 mensagens de voz personalizadas foram enviadas diretamente para os celulares dos foliões. O resultado? Mais de 38 mil pessoas não apenas receberam, mas ouviram e absorveram as mensagens, comprovando o sucesso da iniciativa em alcançar e engajar a população.
Reforço
Para ampliar o alcance da campanha, o Ministério da Saúde também enviou 946.072 mensagens de texto, das quais 755.861 foram entregues com sucesso. As mensagens abordaram temas como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a importância do uso de preservativos, reforçando a importância da prevenção para um Carnaval seguro e saudável.
Parceria para o sucesso
A campanha foi fruto de uma parceria entre a Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (OuvSUS), a Assessoria de Comunicação Social da pasta e o Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e IST (DATHI).
Para a ouvidora-geral do SUS, Conceição Rezende, “a campanha foi um sucesso e uma forma de contribuir para que brasileiras e brasileiros aproveitassem o Carnaval com consciência, cuidado e informação”.
Veja mais: Sífilis, HPV, Clamídia e Gonorreia: profilaxia [vídeo]
Respeito e proteção
Este ano, o Ministério da Saúde adotou o slogan “Carnaval, respeito e proteção #TemQueTer” e veiculou peças de comunicação na TV aberta, no rádio e em locais de grande circulação de pessoas em todo o Brasil. A campanha reforça o compromisso do Ministério da Saúde com a saúde e o bem-estar da população brasileira e frisa, sobretudo, que a prevenção contra as ISTs é um compromisso de todos.
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avaliou esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Autor
Roberta Santiago é jornalista desde 2010 e estudante de Nutrição. Com mais de uma década de experiência na área digital, é especialista em gestão de conteúdo e contribui para o Portal trazendo novidades da área da Saúde.