27 de fevereiro de 2024 0
A Microsoft anunciou uma nova parceria de vários anos com a Mistral, uma startup de IA francesa avaliada em € 2 bilhões, algo em torno dos R$ 11 bilhões.
A parceria incluirá a Microsoft adquirindo uma participação minoritária na empresa de IA de apenas dez meses. O acordo verá modelos de linguagem abertos e comerciais da Mistral disponíveis na plataforma de IA da Microsoft, Azure AI, tornando-se a segunda empresa a oferecer um modelo de linguagem comercial no Azure depois da OpenAI.
A Mistral anunciou hoje um novo modelo de IA, chamado Mistral Large, projetado para competir mais de perto com o modelo GPT-4 da OpenAI. Ao contrário de alguns modelos anteriores da Mistral, ele não será de código aberto. O Mistral Large está disponível em sua própria infraestrutura, hospedada na Europa, ou por meio do Azure AI Studio e Azure Machine Learning. Além disso, a Mistral está lançando um novo chatbot conversacional, Le Chat, baseado em vários modelos da Mistral AI.
Embora os detalhes do investimento não tenham sido divulgados, a parceria permite à empresa francesa explorar mais oportunidades comerciais, afastando-se de seu histórico de modelos de código aberto.
Este investimento da Microsoft vem após um período conturbado para sua principal parceira de IA, a OpenAI, que recentemente viu mudanças de liderança.
Apesar disso, a Microsoft conseguiu garantir um assento de observador não votante no conselho sem fins lucrativos que controla a OpenAI, proporcionando-lhe mais visibilidade sobre o funcionamento interno da OpenAI, embora sem poder de voto em grandes decisões.