05 de fevereiro de 2024 11
Atualização (5/2/2024) – HA
O YouTube voltou atrás na sua posição de de não oferecer suporte nativo ao Apple Vision Pro, afirmando agora que um aplicativo dedicado está nos planos da plataforma, segundo disse uma porta-voz ao portal The Verge. No mês passado, o YouTube, além da Netflix e do Spotify, haviam anunciado que não desenvolveria aplicativos especializados para o Apple Vision Pro e informou que seus aplicativos para iPad não seriam compatíveis com o hardware.
Mas, ao que tudo aponta, a empresa pensou duas vezes. A porta-voz do YouTube, Jessica Gibby, afirmou ao The Verge: “Estamos animados para ver o lançamento do Vision Pro e estamos apoiando-o garantindo que os usuários do YouTube tenham uma ótima experiência no Safari”, escreveu. “Não temos planos específicos para compartilhar neste momento, mas podemos confirmar que um aplicativo para o Vision Pro está a caminho.”
Não há um prazo definido para o lançamento desse aplicativo. Atualmente, o YouTube recomenda que os usuários do Apple Vision Pro acessem o YouTube pelo Safari.
Nem a Apple nem o YouTube encontraram uma solução para oferecer suporte aos vídeos atuais de 360 graus e realidade virtual ativos no YouTube. Supostamente, esse conteúdo pode nunca funcionar no Apple Vision Pro, pois a porta-voz da Apple, Jackie Roy, afirmou que o conteúdo não é de alta qualidade e pode causar desconforto ao movimento.
Atualização (19/01/2024) – HA
YouTube e Spotify não oferecerão aplicativos nativos para Apple Vision Pro
Mais empresas se posicionam contra o Apple Vision Pro e ao desenvolvimento de um aplicativo nativo para o lançamento. Juntam-se à Netflix, o YouTube e o Spotify, segundo a Bloomberg.
Nenhum desses serviços lançará um aplicativo visionOS dedicado, e seus aplicativos para iPad também não serão habilitados para o headset VR de US$ 3.500. Os usuários poderão acessá-los através do navegador, o que proporcionará uma experiência menos imersiva e adaptada para o aparelho.
O Vision Pro já está em pré-venda a partir desta sexta-feira (19) e deve ser distribuído a partir de 2 de fevereiro. Embora o YouTube tenha um aplicativo dedicado para Meta Quest, o Spotify nunca desenvolveu um aplicativo para nenhum headset VR —e não parece que vai começar tão logo.
A Meta ainda não se pronunciou se seus aplicativos Facebook, Instagram e WhatsApp terão versão para o Vision Pro. Até o momento, não há disponibilidade.
Texto original (18/01/2024)
Apple Vision Pro: Netflix se recusa a lançar app dedicado para o óculos de realidade virtual
A Netflix é o maior serviço de streaming do mundo e a expectativa é que ela lançasse uma versão dedicada do seu aplicativo para o Apple Vision Pro que terá pré-venda iniciada amanhã, 19 de janeiro, nos Estados Unidos. Entretanto, a Bloomberg afirma que este não será o caso, pois a “gigante das séries” se negou a criar um aplicativo para o óculos de realidade virtual.
De acordo com a Bloomberg, a informação foi revelada por um porta-voz da Netflix em uma entrevista. Nela, foi dito que sequer o aplicativo da Netflix para iPad funcionará no Apple Vision Pro, limitando ainda mais a experiência de streaming com o óculos de realidade virtual.
Sendo assim, os usuários do Apple Vision Pro que quiserem assistir algo na Netflix terão que acessar o serviço de streaming pelo navegador integrado no visionOS, o sistema operacional do óculos.
O porta-voz não explicou porque a Netflix não lançará um aplicativo para o Apple Vision Pro, o que é bastante estranho, pois serviços como Max (antigo HBO Max), Disney Plus, Amazon Prime Video, Paramount Plus, Pluto TV, Tubi, ESPN Plus e muitos outros terão apps dedicados para o headset.
Além disso, a Apple revelou recentemente que o Apple TV Plus terá o modo “Ambient Cinema” simula uma sala de cinema ao usar o Apple Vision Pro, permitindo que o usuário escolha até a poltrona na qual está sentado ao assistir séries e filmes.
O Apple Vision Pro será lançado em 2 de fevereiro de 2024 nos EUA com preço equivalente a R$ 17 mil (US$ 3.499). Os interessados poderão experimentar os óculos em Apple Stores em sessões de testes de até 25 minutos. Não há previsão para lançamento em outros mercados como o Brasil.
Netflix
Desenvolvedor: Netflix Inc
Preço: Grátis – oferece compras no app
Tamanho: Varia de acordo com a plataforma