Honda e GM anunciam parceria para a produo de clulas de combustvel a hidrognio
26 de janeiro de 2024 2
Várias montadoras tem apostado no hidrogênio como o combustível para os carros do futuro. Agora, a Honda e a General Motors (GM) anunciaram um acordo para a produção de uma próxima geração de sistemas de células para os carros de ambas as empresas.
De acordo com as informações da agência de notícias Reuters, o sistema de células vai ser usado na produção de alguns veículos em uma fábrica perto de Detroit, nos Estados Unidos, e as primeiras unidades já teriam sido entregues na instalação.
A parceria entre as montadoras gerou uma joint venture, uma empresa conjunta. Inicialmente, a produção dos trens de força com células de combustível vai ser relativamente pequena, com cerca de 2 mil unidades do sistema fabricadas por ano até 2025.
Alguns veículos leves e pesados já em produção ou que serão lançados nos próximos meses devem ser os primeiros a receberem os trens de força com células de combustível. A GM deve levar os sistemas para os caminhões da marca Autocar.
Por sua vez, a Honda pode usar os novos modelos de células de combustível resultantes da parceria em uma versão a hidrogênio da atual geração do SUV Honda CR-V, cujo protótipo deve ser apresentado oficialmente nos próximos meses.
As duas marcas já anunciaram outras parcerias para lançar carros elétricos mais baratos até 2027. Além disso, outra japonesa, a Toyota, também tem investido fortemente no hidrogênio, inclusive com testes realizados no Brasil, no estado de São Paulo (SP).