A Epic Games anunciou nesta quinta-feira (25) que o jogo Fortnite vai voltar a ficar disponível para os jogadores que usam o sistema operacional iOS, da Apple. Porém, só para a Europa. O game deve retornar para o software da Maçã ainda este ano por meio da loja da Epic.
Vale citar que a Epic Games Store, a Apple e o Google travam uma grande batalha há alguns anos por causa da cobrança de 30% em microtransações. Em 2020, o Fortine foi removido do iOS após a Epic lançar o seu próprio sistema de pagamento no aplicativo.
Remember Fortnite on iOS?
How bout we bring that back.
Later this year Fortnite will return in Europe on iOS through the @EpicGames Store.
(shoutout DMA – an important new law in the EU making this possible). @Apple, the world is watching. pic.twitter.com/VdHWTe8i1c— Fortnite (@FortniteGame) 25 de janeiro de 2024
Agora, quase quatro anos depois, a Epic Games está finalmente fazendo algum progresso no que tem sido uma longa e árdua provação para a empresa. O Fortnite vai retornar ao iOS por meio da própria loja de aplicativos da própria companhia.
O retorno para o iOS no continente só possível por causa da nova Lei dos Mercados Digitais (DMA) da Europa, que estabelece que empresas como a Apple não podem “reservar” os apps que podem ser instalados nos dispositivos apenas para a App Store.
Portanto, a nova legislação permitiu que a Epic renuncie totalmente à App Store e ofereça seu próprio aplicativo para baixar Fortnite no sistema operacional da Maçã. Como se trata de uma lei regional, não há previsão para que isso aconteça em outros continentes.
A Apple ainda está firme na luta para impedir que os desenvolvedores lancem aplicativos e lojas de apps fora da sua própria loja. Por fim, a data exata de lançamento do Fortnite no iOS para a Europa não está clara no momento, mas deve ser revelada em breve.
Veja tambm