A BYD lançou nesta terça-feira o Xuanji, seu software para carros inteligentes, buscando competir com gigantes do setor como Tesla e Xpeng. Com funcionalidades de auxílio à direção, estacionamento, inteligência artificial e reconhecimento de voz, o Xuanji estará inicialmente disponível nos modelos da linha Yangwang —composta pelo SUV U8 e pelo esportivo U9—, com planos de expansão para outros veículos no futuro.
A empresa chinesa está intensificando seus esforços na área de tecnologia automotiva. O presidente da BYD, Wang Chuanfu, revelou que mais de 90 mil funcionários estão envolvidos em departamentos de pesquisa, com 4 mil focados exclusivamente em direção inteligente.
O sistema Xuanji, que significa “imediatamente” em chinês, diferencia-se ao permitir que o carro funcione mesmo sem partes essenciais da carroceria, substituindo componentes mecânicos ausentes por meio de tecnologia.
Com duas inteligências artificiais (uma no carro e outra na nuvem), o sistema opera em três redes de comunicação: com outros veículos, satélites e 5G.
A demonstração para a imprensa apresentou um carro Yangwang U8 sem algumas partes da carroceria, discos e pinças de freios, destacando a capacidade do Xuanji em dirigir, realizar manobras até 60 km/h e frear por meio de comandos eletrônicos. No momento, o Xuanji está disponível apenas nos modelos da linha Yangwang,
Equipado com três radares laser LiDAR e câmeras 360º com percepção de 99,9%, o sistema oferece uma detecção precisa, passando entre barreiras com apenas 10 cm de folga.
O Xuanji também incorpora um assistente de voz avançado, reconhecendo a voz em quatro pontos diferentes dentro do veículo, identificando dialetos diversos e executando até 12 comandos em uma única ordem. A BYD também explora novas formas de entrada no carro, como o uso de uma chave no celular e biometria.