Como abordar um paciente com queixa de esquecimento? [vídeo]

Realizar o diagnóstico sindrômico de queixas cognitivas, em especial o esquecimento, direciona um diagnóstico mais preciso de demência e, consequentemente, de seu manejo, com um planejamento focado em proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente e aos seus cuidadores.

Há estudos que evidenciam que os pacientes com demência apresentam maiores admissões hospitalares, readmissões e chances de internações mais prolongadas. Realizar esse diagnóstico de forma mais precoce possibilita criar um plano hospitalar com um cuidado direcionado às complicações atreladas a essa condição.

Neste episódio, Daniele Calil, neurologista e conteudista do Portal, fala sobre a abordagem de um paciente com queixas cognitivas (esquecimento) através de um caso real. A especialista comenta também sobre os tópicos mais importantes na anamnese, no exame mental, na formulação do diagnóstico sindrômico de uma queixa cognitiva e os aspectos importantes no seu manejo.

Assista ao vídeo!

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso canal no YouTube.

Tópicos abordados no vídeo

  • Caso clínico de paciente com demência
  • Descrição de tópicos importantes a serem abordados em anamnese, ferramentas disponíveis no exame mental e escalas de funcionalidade
  • Declínio cognitivo subjetivo x comprometimento cognitivo leve x demência
  • Propedêutica na demência
  • A importância de investigar os transtornos de humor
  • O papel dos exames complementares (RL + escalas avaliadas em neuroimagem)
  • Caso clínico: fornecimento do resultado dos exames e suspensão de drogas anticolinérgicas + estratificação de demência
  • Traçando as condutas finais (terapia não farmacológica e farmacológica)

Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Autor

Médica formada pela Universidade Federal Fluminense em 2016. ⦁ Neurologista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2020. ⦁ Fellow em Anormalidades do Movimento e Neurologia Cognitiva pelo Hospital das Clínicas da UFMG em 2021. ⦁ Atualmente, compõe o corpo clínico como neurologista de clínicas e hospitais em Belo Horizonte como o Centro de Especialidades Médicas da Prefeitura de Belo Horizonte, Hospital Materdei Santo Agostinho e Hospital Vila da Serra.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS