31 de dezembro de 2023 12
A empresa de semicondutores taiwanesa TSMC está prestes a inaugurar sua primeira fábrica de semicondutores no Japão em 24 de fevereiro de 2024 —abrindo o que deve ser uma das instalações mais avançadas do Japão neste setor. Ela será localizada nas proximidades de Kumamoto, na ilha de Kyushu, usando a avançada tecnologia N28 da TSMC.
A fábrica terá a capacidade de produzir chips usando várias variantes da tecnologia N28, incluindo o processo de fabricação 22ULP projetado para aplicações de ultra baixa potência. Embora essas tecnologias sejam consideradas ultrapassadas para smartphones, PCs e processadores de alto desempenho, são adequadas para componentes utilizados nos setores automotivo e de eletrodomésticos, atendendo à demanda do mercado local japonês.
A inauguração formal está programada para fevereiro, com a produção de chips iniciando no segundo semestre de 2024. Rumores sugerem que a TSMC planeja construir uma segunda fábrica no Japão, capaz de processar wafers usando tecnologias derivadas do processo N16.
Com um investimento inicial estimado em US$ 7 bilhões e uma capacidade mensal de 45.000 inícios de wafers, a fábrica empregará aproximadamente 1.700 pessoas quando totalmente operacional. Atualmente, conta com cerca de 1.400 funcionários, e espera-se a adição de 250 novos empregados até junho.
Este movimento estratégico da TSMC, líder global na fabricação de chips por contrato, reflete sua resposta à crescente demanda por semicondutores e sua adaptação ao cenário geopolítico atual.
A empresa também está colaborando com a Sony na construção da fábrica e está estabelecendo um centro de pesquisa e desenvolvimento no Japão, além de participar de projetos colaborativos com a Universidade de Tóquio.