De olho em usar litografias da Intel junto aos processos da TSMC e da Samsung, a NVIDIA tem mirado um novo mercado para a produção dos seus chips no futuro. A empresa vai discutir uma colaboração de semicondutores com o governo do Vietnã e empresas em Hanói, nesta segunda-feira (11).
Segundo as informações obtidas pela agência Reuters, a iniciativa seria uma tentativa da companhia de diversificar a sua cadeira de suprimentos e diminuir a dependência dos atuais parceiros tradicionais.
Uma fonte anônima do segmento afirmou que grandes empresas vietnamitas participarão da reunião, como FPT, Vingroup e Viettel. A ocasião deverá ser usada para firmar o acordo e tornar o local como um território mais influente no mercado global de semicondutores.
A NVIDIA tem seguido outras empresas do setor ao reduzir a dependência de instalações baseadas na China. Até mesmo Taiwan se mostra um ponto de “fuga”, em decorrência dos riscos geopolíticos e da repressão dos Estados Unidos contra os setores de IA, computação de alto desempenho (HPC) e semicondutores chineses.
No caso específico da NVIDIA, a companhia já tirou a montagem do seu hardware dos segmentos de IA e HPC da China, porém os chips seguem fabricados e montados em Taiwan.
A intenção agora seria diversificar mais a cadeia de suprimentos, com a inclusão de empresas vietnamitas na lista de parceiros. Porém, ainda não se sabe como o acordo aconteceria na prática.
Você entende que será importante para a NVIDIA produzir suas placas de vídeo no Vietnã? Responda para a gente no espaço destinado a comentários.