A NVIDIA voltou a comentar sobre a possibilidade de fabricar chips utilizando as litografias da Intel. Durante uma recente conferência, a “equipe verde” destacou sua parceria com duas das principais fabricantes de semicondutores do mundo, TSMC e Samsung, enquanto considerava a inclusão de um terceiro fornecedor em sua cadeia de produção.
Quando perguntada sobre a possibilidade de considerar o uso de tecnologias da Intel, Colette Kress, diretora financeira da NVIDIA, respondeu com entusiasmo que “adoraria uma terceira” prestadora de serviços de fundição, fazendo questão de ressaltar que há uma positiva concorrência acirrada com as filiais estadunidenses da TSMC.
Na geração anterior, o hardware da NVIDIA incluía chips gráficos baseados na arquitetura “Ampere” produzidos pela Samsung. Hoje, a responsável pela produção das GPUs “Ada Lovelace” de última geração e aceleradores de inteligência artificial são fabricados com uma litografia da classe de 5 nanômetros da TSMC.
Embora as previsões indiquem uma renovação de contrato com a gigante taiwanesa para a próxima geração de hardware da NVIDIA, a empresa parece aberta à possibilidade de integrar um novo nome em sua cadeia de fornecimento.
Acho que há muitos grandes parceiros de fundição. A TSMC tem sido ótima. Como você sabe, hoje também usamos a Samsung. Adoraríamos uma terceira? Claro. Adoraríamos uma terceira. E isso exige um estudo sobre em que eles estão interessados em termos de serviços. Tenha em mente, há outros que podem vir para os Estados Unidos. A TSMC nos Estados Unidos pode ser uma opção para nós também. Não necessariamente diferente, mas novamente em termos de região diferente. Nada que nos impeça de potencialmente adicionar outra fundição.
Colette Kress
CFO da NVIDIA
Fontes da indústria afirmam que a Samsung pretende ampliar sua presença no mercado de hardware de alto desempenho, e para isso, sua estratégia seria impressionar a NVIDIA — líder do segmento de hardware para inteligência artificial reconhecida pela Intel — com suas próximas gerações de litografia, como o futuro processo de 1,4 nanômetro.
A Samsung Foundry, braço de fundição de semicondutores da empresa, está ajustando suas ofertas para atrair mais pedidos da NVIDIA. Como exemplo, recentemente, a sul-coreana refinou seus processos de 4 nanômetros, garantindo mais desempenho, eficiência de energia e um maior rendimento de wafers.
A concorrência no mercado de semicondutores nos Estados Unidos pode ser especialmente benéfica para as fabricantes de hardware do país — não apenas para a NVIDIA, mas também para a AMD e Intel. Além de poupar custos de logística, esse fenômeno pode garantir preços mais competitivos entre as fábricas estadunidenses da TSMC, Samsung e Intel.
Ofertas em placas de vdeo da NVIDIA