Atualizado, OuvidorSUS permite envio de artigos de saúde para combater fake news

O sistema OuvidorSUS, criado para facilitar o recebimento e tratamento das manifestações recebidas pelos órgãos de saúde responsáveis, recebeu uma nova versão no mês de novembro. Sem software próprio, novas funcionalidades foram inseridas no sistema a fim de melhorar o atendimento à população e modernizar as ferramentas disponíveis aos funcionários que fazem parte das redes de ouvidorias.

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A adesão ao sistema está sendo feita de forma gradual. Atualmente ele está em funcionamento em mil localidades espalhadas por 25 estados.

Atualizado, OuvidorSUS permite envio de artigos de saúde para combater fake news

Novas funcionalidades:

  • Livre tramitação de manifestações: é possível realizar a livre tramitação de manifestações entre ouvidorias, simplificando o processo de registro, tratamento, encaminhamento e resposta às manifestações;
  • Tipificação aprimorada: permite que as ouvidorias incluam suas próprias TAGS para classificar manifestações de forma mais personalizada e precisa;
  • Disseminação de informações: possibilita o envio de artigos em saúde, ampliando a disseminação de informações relevantes e o combate às fake news;
  • Controle de prazo: de acordo com a Lei nº 13.460/17, foi incluído um controle de prazo rigoroso, com a possibilidade de prorrogação da manifestação, a fim de garantir que os processos serão tratados dentro dos prazos legais;
  • Layout responsivo: proporciona uma experiência de uso otimizada em dispositivos móveis;
  • Padrão eMAG: a partir do Padrão eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), o OuvidorSUS promove a inclusão e é acessível a todas as pessoas;
  • Integração com a plataforma Fala.BR: maior eficiência no processo de tratamento das manifestações direcionadas ao Ministério da Saúde e economia de recursos, a partir do compartilhamento de infraestrutura, conhecimento e melhores práticas pelas ouvidorias e pelos órgãos governamentais. 

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“O novo OuvidorSUS está plenamente sintonizado com as diretrizes de gestão transparente e democrática, onde as solicitações dos cidadãos brasileiros, além de ouvidas e respondidas, são transformadas em um mecanismo capaz de resultar em melhorias do serviço público. É um passo significativo para atender usuários do sistema de saúde pública de forma ágil, eficiente, transparente e cada vez mais inclusiva”, declarou a ouvidora substituta, Aíla Vanessa de Oliveira Sousa.

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.

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Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).

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