Pesquisadores publicaram na revista Earth-Science Reviews um novo conceito de mapa com os limites de todas as placas tectônicas que estão ativas atualmente na Terra, classificadas por “províncias geológicas” e em arquivos no formato Shapefile.
Hospedada no GitHub, a base de dados está disponível para toda a comunidade geocientífica e o objetivo dos pesquisadores foi “analisar e interpretar uma ampla variedade de dados para desenvolver modelos físicos e composicionais da litosfera”.
De acordo com o principal autor do estudo, Derrick Hasterok, da Universidade de Adelaide, na Austrália, 90% dos terremotos e 80% dos vulcões do Quaternário são explicados pelo novo modelo. O estudo busca também evitar tragédias envolvendo humanos.
A pesquisa ainda apontou que 16% da superfície da Terra estão contidos dentro de uma zona limite de placa. Já 57,5% da crosta terrestre são de natureza oceânica e o resto é continental. Também foram avaliadas as rochas na superfície da Terra.
O estudo focou no modelo de províncias Geológicas Globais, com mapas que englobam um amplo conjunto de características geológicas fundamentais, além de limites atuais de placa, com peculiaridades geofísicas, geoquímicas e geocronológicas.
Por ser digital gratuito e de código aberto, o novo mapa pode ser atualizado e ter melhorias contínuas por parte da comunidade de geociências. A ideia dos autores é criar um ambiente colaborativo para uma melhor compreensão da nossa geologia.
O novo mapa promete oferecer uma compreensão maior do tecido geológico da Terra e os arquivos também foram lançados em formatos compatíveis com as chamadas Ferramentas de Mapeamento Genérico, softwares que gerenciam informações geoespaciais.
Veja tambm