11 de novembro de 2023 45
A Apple anunciou novos MacBooks Pro e iMac no fim de outubro, mas os usuários notoram rapidamente que o MacBook Pro de 14″ com 8 GB de estava com preço bem alto: R$ 18.499,00. Ao ser questionada, a Apple garantiu que o modelo de 8 GB tem o mesmo desempenho dos seus concorrentes com 16 GB de RAM para justificar o preço.
“Comparar nossa memória com a memória de outro sistema na verdade não é equivalente, devido ao fato de que temos um uso tão eficiente de memória, e usamos compressão de memória, e temos uma arquitetura de memória unificada. Na verdade, 8GB em um MacBook Pro M3 é provavelmente análogo a 16GB em outros sistemas. Acontece que conseguimos usá-lo de forma muito mais eficiente,” disse Bob Borchers, vice-presidente de marketing de produto mundial da Apple.
Entretanto, testes realizados pelo canal Max Tech do YouTube mostram que a empresa de Cupertino não está correta. Na realidade, o desempenho é muito inferior ao realizar tarefas exigentes com o Final Cut Pro, Lightroom e Blender.
Assista aos testes abaixo:
Para começo de conversa o MacBook Pro de 8 GB travou ao realizar renderizações no Blender que foram normalmente processadas no modelo de 16 GB com suporte adicional de ray tracing.
Além disso, o modelo base levou 5 vezes mais tempo para mesclar fotos no Photoshop e exportar mídias no Final Cut Pro e Adobe Lightroom Classic.
O modelo com 8 GB também se mostrou menos responsivo ao navegar na web, conforme mostrado pelo teste Speedometer, o que é bastante decepcionante.
Acima podemos ver os resultados ao exportar imagens do Lightroom, onde o menor tempo é sempre o melhor. Neste caso, até o MacBook Pro com chip M2 Pro e 16 GB de RAM se saiu melhor que o M3 com 8 GB, que levou o dobro do tempo para concluir a tarefa.
Entretanto, o pior resultado foi obtido ao exportar um vídeo em 8K com o Final Cut Pro: o modelo com 8 GB levou mais de 20 minutos para concluir a tarefa, enquanto o MacBook Pro com 16 GB fez o mesmo trabalho em 5 minutos, ou seja, quatro vezes mais rápido.
Com base nestes resultados, o que podemos concluir é que se você pretende utilizar o notebook para trabalhos pesados, o ideal é optar pelo modelo de 16 GB. Isto é, se você topar pagar R$ 2.000 a mais por ele, afinal a RAM é soldada na placa-mãe do MacBook Pro, então não é possível fazer o upgrade após comprá-lo.
Saiba mais