Desde o início do ano até ao final de outubro o mercado nacional registou um total de 195.781 novos veículos matriculados o que corresponde a um crescimento de 29,9%, face ao mesmo período do ano passado. Ainda assim o registo é inferior em 13,7% face ao período pré-pandemia (2019).
Em outubro de 2023 foram matriculados em Portugal 16.953 veículos automóveis novos (13.863 automóveis ligeiros), o que representa uma subida de 13,1% (9,8% de ligeiros) face a 2022 e menos 11,5% (11,7% de ligeiros) comparado com o mesmo mês de 2019.
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De acordo com os dados divulgados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), os veículos eletrificados e movidos a outro tipo de energia representam de janeiro a outubro, mais de 50 por cento das matrículas dos veículos ligeiros. Destes, verifica-se que 17% das matrículas são de veículos ligeiros de passageiros exclusivamente elétricos (19,6% do total de veículos matriculados).
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Os dados da Autoridade Tributária, compilados pela ACAP, revelam ainda que do conjunto da quota anual de 50,1% de automóveis novos ligeiros movidos a outro tipo de energia, os veículos 100% elétricos (BEV) levam vantagem com 17% das novas matrículas (28.372 unidades), seguidos pelos híbridos (HEV) com 14,9% (24.837 veículos) e dos híbridos plug-in (PHEV) com 13,0% (21.703 unidades).
Nas vendas entre veículos exclusivamente elétricas, em outubro, a BMW ficou na dianteira com 406 unidades matriculadas, seguida da Tesla (256), Volkswagen (201), Peugeot (199) e Mercedes-Benz a fechar o top5 com 189.