O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, felicitou o Ferroviário da Beira, treinado pelo português Hélder Duarte, pelo título de campeão moçambicano de futebol, destacando a perseverança e a união da equipa.
“Este título foi um feito marcado pela perseverança, coragem, sacrifício, e sobretudo união de jogadores e da equipa técnica, da sua direção e da sua massa associativa. Às equipas de ABB [Associação Black Bulls] e do Ferroviário de Nampula, que respetivamente ocuparam o segundo e terceiro lugares, e a todas as equipas que participaram nesta edição do Moçambola, vão as minhas congratulações pela honrosa participação”, declarou o chefe de Estado, pouco depois de encerrada a última jornada do campeonato, esta tarde.
Hélder Duarte assumiu o comando técnico do Ferroviário da Beira em fevereiro deste ano, mas chegou a Moçambique para treinar o Black Bulls, clube pelo qual foi campeão moçambicano em 2021.
Além do Ferroviário da Beira, que assim conquistou o seu segundo título nacional ao vencer em casa (1-0) a Associação Desportiva de Vilankulo, entraram para a derradeira jornada a tentar o título também o Black Bulls, que venceu em casa, em Maputo, o Ferroviário de Lichinga, e o Ferroviário de Nampula, que perdeu (2-1) na deslocação a Cahora Bassa, frente ao União Desportiva do Songo. Contudo, à equipa da Beira bastava vencer para selar o título nacional.
Na sua mensagem, o Presidente da República felicitou ainda a Liga Moçambicana de Futebol, porque “apesar de poucos recursos conseguiu conduzir o campeonato até ao seu final”.
“À empresa portos e caminhos de ferro (CFM) que conseguiu assegurar as equipas por si patrocinadas congratulamos. Rogamos para que a próxima edição seja mais disputada e traga mais alegria aos adeptos”, disse ainda Filipe Nyusi.